sexta-feira, abril 20, 2007

Isto é tudo uma grande Mêda!

Via Bekx, partindo de JCD.

Foi, de facto, bombástica - a revelação.

País manso.

Na moral estamos como na religião. Cada um tem a sua, feita á fórma do seu pé como as botas por medida, com a concavidade de uma cupola moldada á protuberancia de cada calo.

Ha em primeiro logar as duas grandes circumscripções da moral publica e da moral privada, inteiramente diversas uma da outra.
D'ahi a distincção casuistica entre a honestidade politica e a honestidade pessoal.

Em virtude d'essa distincção o mesmo individuo pode, ser cumulativamente o mais honrado dos cavalheiros e o mais abalisado dos velhacos.

Na politica ha carta branca para tudo: para mentir, para intrigar, para caluniar, para trahir, para furtar. No terreno politico o sujeito pode ser refalsado, impostor, venal, infiel, servil, covarde.
Todos os vicios e todas as abjecções se acobertam com esta virtude absolutamente latitudinaria a fidelidade ao partido.

Está assentado e decidido para todos os effeitos que as nodoas da vida publica não distingem sobre o caracter pessoal.
O cavalheiro que pela manhã leu nos jornaes, ou ouviu nas camaras, sem as combater e sem as refutar, as ultimas injurias que podem ferir o homem no que elle deve ter de mais caro no seu caracter ou no seu coração, na sua familia, na sua honra, na sua probidade, no seu pudor, no seu brio, vae á noite jantar regosijado e tranquillo na mais santa paz da consciencia no aconchego immaculado da familia, na estima inalteravel da amisade; e com a gravidade austera, convicta e bondosa, de um patriarcha, estende a mão suja das suspeitas mais torpes aos seus amigos, que lh'a apertam, e dá a beijar á sua filha, risonho e calmo, a face esbofeteada pelas accusações mais vergonhosas.

Um dos principaes caracteriscos da integridade moral de uma pessoa está no accordo das ideias com as palavras e das palavras com as obras. Na intriga constitucional cujo vicio congenito é a pusilanimidade e a hypocrisia, esse accordo é uma chimera. No parlamento portuguez ninguem diz inteiramente, o que pensa, qualquer que seja a questão de que se trate. Os negocios om discussão são debatidos por dois aspectos radicalmente diversos, na sala e nos corredores da camara. Cá fóra diz-se a verdade. Lá dentro faz-se o discurso, o que é uma coisa inteiramente differente e ás vezes opposta. A eloquencia parlamentar é a instituição official da ficção sob a fórma litteraria de nenia, de cantata, de sermão, de estopada ou de descompostura.


- Ramalho Ortigão, As Farpas - Junho de 1882