quinta-feira, agosto 25, 2005

Perto da vista, longe do Coração!

"Foi o Sr. Ministro de Estado e da Administração Interna que pediu um avião de combate a fogos europeu?"

Pois é .. eles já estavam por cá. Não sabia?!



Avião português para combate aos fogos

Aeronave fabricada em Portugal poderá ser o novo avião europeu de combate a incêndios


O novo avião europeu de combate a incêndios poderá ser o Skylander, uma aeronave que vai ser fabricada em Portugal. Os primeiros aviões vão estar prontos em 2009.

Quando estiver construído, o Skylander terá o tamanho de um camião TIR, com capacidade para transportar 29 passageiros, além da carga. Tem também a possibilidade de se converter em avião de combate a incêndios.

"As características principais que fazem Skylander, na sua versão ‘anti-incêndios’ o avião de eleição são o preço do avião – é cinco vezes mais barato que um Canadair - e os custos de operação, que são muito inferiores" ao do avião fabricado no Canadá, explicou à SIC José Elias de Freitas, Administrador Executivo da Madan Parque.

Outra mais valia do Skylander em caso de incêndio é a capacidade de resposta rápida.

“A qualquer incêndio, o primeiro avião Skylander chegará nos primeiros 15 minutos e o segundo avião chegará nos restantes 15 minutos. Assim, na primeira meia-hora, nós podemos ter dois aviões de combate aos incêndios no local”, garante José Elias de Freitas.

O novo avião europeu é um projecto francês. Será desenvolvido em Portugal, no aeródromo de Évora. O Pólo Aeronáutico deverá começar a ser construído ainda este ano. Pequenas e médias empresas nacionais de moldes, componentes de automóvel e plásticos serão os fornecedores privilegiados.

A protecção civil francesa já manifestou vontade em adquirir a nova aeronave. Os governos e as organizações humanitárias poderão ser outras entidades interessadas. O avião foi concebido também para responder rapidamente a qualquer crise, transportando pessoas e bens.


- SIC Online