sexta-feira, março 04, 2005

Composição do XVII Governo Constitucional

Primeiro-Ministro
José Sócrates

Ministro de Estado e da Administração Interna
António Costa – Eurodeputado e Vice-presidente do Parlamento Europeu; ex-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista; ex-Ministro da Justiça.

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros
Diogo Freitas do Amaral – Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa; ex-Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas; ex-Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros (1980); ex-Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa Nacional (1981-1982); Fundador do CDS.

Ministro de Estado e das Finanças
Luís Campos e Cunha – Director e Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa; Doutorado pela Columbia University de Nova Iorque; ex-Vice-Governador do Banco de Portugal.

Ministro da Presidência
Pedro Silva Pereira – Mestre em Direito e Assistente da Faculdade de Direito de Lisboa; ex-Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza; Deputado e Porta-voz do Partido Socialista.

Ministro da Defesa Nacional
Luís Amado – ex-Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e ex-Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna; Auditor do Curso de Defesa Nacional.

Ministro da Justiça
Alberto Costa – Deputado e ex-Presidente da Comissão Parlamentar dos Assuntos Europeus; Membro da Convenção sobre o Futuro da Europa; ex-Ministro da Administração Interna.

Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
Francisco Nunes Correia – Presidente do LNEC e Professor Catedrático de Ambiente e Recursos Hídricos do Instituto Superior Técnico; ex-Coordenador Nacional do Programa Polis e do Plano Nacional de Política de Ambiente.

Ministro da Economia e da Inovação
Manuel Pinho – Doutorado em Economia pela Universidade de Paris X (Dez); Administrador do Banco Espírito Santo; ex-Director-Geral do Tesouro.

Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Jaime Silva – Administrador Principal da Direcção-Geral Empresas e Indústria da Comissão Europeia; Conselheiro Principal da REPER e porta-voz do Comité Especial Agricultura do Conselho de Ministros Europeu da Agricultura.

Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Mário Lino – ex-Presidente do Grupo Águas de Portugal (1996/2002); Mestre em Hidrologia e Recursos Hídricos (Universidade do Estado do Colorado).

Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social
José António Vieira da Silva – Deputado e Presidente da Comissão Parlamentar do Trabalho e Assuntos Sociais; ex-Secretário de Estado da Segurança Social e ex-Secretário de Estado das Obras Públicas; Assistente do ISCTE.

Ministro da Saúde
António Correia de Campos – Professor Catedrático e Presidente do Conselho Científico da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa; ex-Ministro da Saúde; ex-Presidente do Instituto Nacional de Administração.

Ministra da Educação
Maria de Lurdes Rodrigues – Presidente do Conselho Científico do ISCTE e Doutorada em Sociologia; ex-Presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias.

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Mariano Gago – Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico e Presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas; ex-Ministro da Ciência e da Tecnologia e ex-Presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica.

Ministra da Cultura
Isabel Pires de Lima – Professora Catedrática da Faculdade de Letras do Porto e Doutorada em Literatura Portuguesa; Deputada.

Ministro dos Assuntos Parlamentares
Augusto Santos Silva – Deputado; ex-Ministro da Educação e ex-Ministro da Cultura; Professor da Faculdade de Economia do Porto e Doutorado em Sociologia.

Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
Jorge Lacão – Deputado; ex-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista e de diversas Comissões Parlamentares; Professor convidado da Universidade Lusíada.


- SIC Online