quinta-feira, setembro 04, 2003

O Papel das ONG no Mundo

Trata-se de uma questão algo controversa e complexa.

A comunidade Internacional: desde as Nações Unidas, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, e outras entidades de igual estatuto, têm vindo a rever o papel e a importância do desempenho das ONG a ní­vel mundial.

Um exemplo: GlobalWitness

Naturalmente que o empenho da sociedade civil na concretização de "um mundo melhor" "mais justo" e "equilibrado", é importante e essencial - contudo, há alguns aspectos que cada vez mais estão a ser "desfocados" e tirados do contexto". As ONG estão a tornar-se em Organismos cada vez mais poderosos, com cada vez maior capacidade financeira, de gestão e de actuação.
A ní­vel internacional, actuam em locais e situações em que, tanto os nacionais, como os governos estrangeiros não têm capacidade ou "legitimidade" para actuar. Nesses momentos as ONG actuam sem "quaisquer" "limitações" impostas pelos poderes nacionais ou internacionais.

É nesse contexto que há que clarificar o "Poder/poder" das ONG! Tendo em conta essa sua função de "emissária de boa vontade", muitas ou a maior parte das vezes:
1 - Ao receber subsí­dios/financiamentos de entidades como o BM, O FMI, Governos com capacidade financeira e interesse em, através destas associações - "entrar", execer e manter o "controle" (leia-se ingerência velada) nos países a quem é prestado auxí­lio, ajuda, ou fornecido conhecimento/desenvolvimento.
2 - A "ingenuidade" associativa" é, pela sua necessidade financeira, comprometida por tais subsí­dios, os quais constrangerão uma actuação "imparcial" por parte das associações.

É também comum falar-se da avaliação psicológica de tais associações...! Pode muito bem dar-se o caso de existir, para além de uma grande solidariedade para com o próximo, outras razões menos meritórias.

As ONG para além do grande valor que lhes deve ser reconhecido, têm também de acautelar-se contra excessos que poderão por em causa a própria essência da sua razão de existir! Não permitindo a manipulação!