domingo, novembro 02, 2008

Parabéns!

O amigo Roncinante, do Jumento, faz 5 anos de blogosfera!

Muitos parabéns ao fichado na interpool, perseguido pelos pulhíticos, condicionado pelo Blogger, e incómodo de muitos em geral!!
É obra oh Roncinante, é Obra, e da boa!!

Discordando muitas vezes de si, e constantemente maravilhada pela sua obra fotográfica, acompanho-o desde que fundou a sua tasca!
Que possa continuar, pelo menos, por outros tantos, são os meus votos!

São parvos, não rias deles,
deixa-os ser, que não são sós;
às vezes rimos daqueles
que valem mais do que nós.

Que importa perder a vida
em luta contra a traição,
se a Razão, mesmo vencida,
não deixa de ser Razão?

Inteligências há poucas.
Quase sempre as violências
nascem das cabeças ocas,
por medo às inteligências.

P'ra mentira ser segura
e atingir profundidade,
tem que trazer à mistura
qualquer coisa de verdade.

Para triunfar depressa,
cala contigo o que vejas
e finge que não te interessa
aquilo que mais desejas.

Ti, que tanto prometeste
enquanto nada podias,
hoje que podes - esqueceste
tudo quanto prometias...

Não sou esperto nem bruto
nem bem nem mal educado:
sou simplesmente o produto
do meio em que fui criado.

Porque o mundo me empurrou,
caí na lama, e então
tomei-lhe a cor, mas não sou
a lama que muitos são

Eu não tenho vistas largas,
nem grande sabedoria,
mas dão-me as horas amargas
lições de filosofia.

Co'o mundo pouco te importas
porque julgas vês direito.
Como há-de ver coisas tortas
quem só vê em seu proveito?

Descreio dos que me apontem
uma sociedade sã:
isto é hoje o que foi ontem
e o que há-de ser amanhã.

Se o hábito faz o monge
e o mundo quer-se iludido,
que dirá quem vê de longe
um gatuno bem vestido?

Nas quadras que a gente vê,
quase sempre o mais bonito
está guardado p'ra quem lê
o que lá não 'stá escrito.

Julgando um dever cumprir,
sem descer no meu critério,
- digo verdades a rir
aos que me mentem a sério!

Fui polícia, fui soldado,
estive fora da Nação,
vendo jogo, guardo gado,
Só me falta ser ladrão!...

Há tantos burros mandando
em homens de inteligência,
que às vezes fico pensando
que a burrice é uma ciência!


- António Aleixo