quinta-feira, outubro 30, 2008

Alguém ofereça este livrinho ...

... ao sr PM.

Loureiro dos Santos avisa que há descontentamento nas Forças Armadas
General Loureiro dos Santos avisa que o desespero de alguns jovens militares, desencadeado pela perda de regalias sociais, pode vir a pôr em causa a democracia portuguesa.
Ministério da Defesa diz que não há qualquer clima de descontentamento nas Forças Armadas
O secretário de Estado da Defesa reagiu, esta tarde, à opinião expressa pelo general Loureiro dos Santos, dizendo que não concorda com ela. Loureiro dos Santos alertou que o desespero de alguns jovens militares pode vir a pôr em causa a democracia portuguesa.
(brincalhão ....)

Acrescento o meu comentário ao artigo: Afinal o que se passa?, do Luís Castro no Cheiro a Pólvora
Diria que este é o último aviso dos militares.

O facto de o Sr. General Loureiro dos Santos e do Sr. General Garcia Leandro assumirem e darem voz ao descontentamento que impera é o último aviso à classe política reinante e ao (d) Governo que está.

Não esquecer os passeios, passeatas e outros «ajuntamentos» de militares dos 3 ramos das Forças Armadas.
Algo está "terrívelmente podre no Reino de Portugal".

Para além da consecutiva perda de compra (inclusive no que se refere à parte de assistência médica aos próprios e aos familiares - a assistência aos familiares decorria da baixa remuneração que auferiam ...), falta de reconhecimento na progressão de carreira, acresce a situação ultrajante para com os ex-combatentes do Ultramar, que será um paradigma para com eles próprios: "Será que nos vai acontecer o mesmo?".

São um conjunto de questão que têm que ser devidamente ponderadas e que não podem ser, de forma alguma, negligenciadas pelo OGE 2009!! Mas, na realidade o que sucede é que OGE 2009 sofreu um corte substancial na Defesa ...!!
Ora, o Ministério da Defesa não pode "fazer milagres" se a verba não for disponibilizada!
É uma situação de "dead end".

As nossas Forças Armadas actuais, são constituídas por voluntários, ou seja, só aqueles que realmente pretendem seguir a carreira militar se alistam, e por tal, devem ter as condições necessárias ao desempenho das suas funções com qualidade e dinamismo, e devem ser acima de tudo respeitados, pois são eles os garantes da nossa legítima defesa enquanto Estado/Nação. A eles cumpre garantir a nossa integridade territorial.

O meu reconhecimento e saudações ao Sr. General Loureiro dos Santos e ao Sr. General Garcia Leandro pela hombridade e intregridade com que assumiram uma questão tão difícil e, porque não dizê-lo abertamente, politicamente incorrecta!