quinta-feira, novembro 06, 2008

Inconstitucional e ilegal ...

... o impedimento de entrada no parlamento regional da Madeira do deputado eleito da região autónoma da Madeira, José Manuel Coelho.

(clique na imagem para ver mais fotos)
Ontem, o deputado regional eleito da Madeira, José Manuel Coelho no hemiciclo do parlamento regional mostrou à bancada do PSD-M uma bandeira com o símbolo do nacional-socialismo, o nazismo.
As afirmações do deputado regional encontram-se neste vídeo

O deputado eleito utilizou uma das suas prerrogativas políticas: o exercício da liberdade de expressão política.
E é para tal que os eleitos gozam de imunidade, exactamente para poderem dizer aquilo que entenderem no cumprimento dos seus mandatos políticos.

A apresentação e oferta de uma bandeira com o símbolo do nacional-socialismo de Hitler ao líder e respectiva bancada do PSD-M, é um interessante exercício político, digno das tiradas britânicas na câmara dos comuns!

Uma tirada repleta de originalidade, de iniciativa e de non-sense para tirar do sério as ovelhas reinantes!

É evidente que ninguém gosta que lhe seja ofertada um símbolo, que para mim pelo menos, é extremamente desagradável e que invoca o que de pior a humanidade e a política podem ter.
Mas não deixo de apreciar o despudor com que o deputado regional tentou passar uma mensagem forte e, para ele, necessária.

Daí a ser vilipendiado, perseguido e impedido de exercer o seu mandato, vai um largo passo.


As atitudes do parlamento regional da Madeira, afinal, vão de encontro àquilo que o deputado pretendia frisar! Ainda que se trate do parlamento da região autónoma da Madeira, têm que respeitar a Constituição da República e a Legislação portuguesa.

O Presidente da República deve fazer um esclarecimento imediato da situação, quer exigindo explicações do impedimento, quer prestando explicações aos portugueses do sucedido.

Afinal, estamos em Portugal ou na Rep. das Bananas?