quarta-feira, outubro 22, 2008

Sofá

O Governo iraquiano pretende alterar acordo de segurança com os Estados Unidos
O Governo iraquiano discutiu ontem durante quatro horas o projecto de acordo de segurança com os Estados Unidos e decidiu por unanimidade propor modificações no documento, que levou, a Washington e Bagdad, nove meses a negociar.

Não foram divulgados pormenores sobre as alterações pedidas pelos iraquianos, mas elas terão a ver com o calendário de retirada das tropas americanas e com a questão da imunidade nos crimes cometidos pelas tropas ocidentais.

O documento apresentado pelos americanos chama-se "Sofa" (de status of forces agreement). A intenção é criar um quadro legal que justifique a presença militar americana no Iraque após expirar o mandato da ONU, que termina no último dia do ano.

Washington propõe uma retirada total até ao fim de 2011, mas ficariam americanos a treinar o exército local. No Governo iraquiano, há quem defenda a saída imediata, o que os militares americanos rejeitam, pois consideram que o exército local não estará pronto para assumir o controlo do país a partir de 1 de Janeiro.

(...)