quarta-feira, julho 23, 2008

Comissão conclui averiguações ao caso BCP dia 22

Sigilo profissional impediu mais esclarecimentos

A Comissão de inquérito parlamentar ao exercício da supervisão do sistema bancário apresenta e aprova esta quinta-feira, dia 22 de Julho, o seu relatório final.

A reunião esteve marcada para dia 17, mas os deputados pediram mais tempo para estudar o documento.

A comissão foi criada em Fevereiro para averiguar se o Banco de Portugal e a Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) agiram correctamente face às irregularidades que teriam sido cometidas pelo Millennium BCP.

Em causa estão as 17 offshores usadas pelo banco na compra de acções próprias. A CMVM aplicou uma multa de três mil milhões de euros ao BCP e o Banco de Portugal, que termina as suas averiguações no final do mês, admite inibir administradores do BCP de trabalharem na Banca.

Nos últimos quatro meses, a comissão ouviu antigos administradores do Millennium, Jardim Gonçalves, Paulo Teixeira Pinto e Filipe Pinhal, o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, o anterior e o actual presidente da CMVM, Teixeira dos Santos e Carlos Tavares.

Teresa Venda, deputada do PS e a responsável pela redacção do relatório, já fez saber que "com fundamento no segredo profissional, as pessoas ouvidas não deram qualquer informação concreta dos factos, limitando a remeter para o que era do conhecimento público".

O relatório será discutido em plenário durante o mês de Setembro, após as férias parlamentares.