domingo, fevereiro 10, 2008

José Ramos-Horta, e Xanana Gusmão, sofreram um atentado

Segundo a agência noticiosa, não é ainda conhecida a gravidade dos ferimentos do Prémio Nobel da Paz, atingido a tiro.

O ataque terá sido desencadeado por Alfredo Reinado, oficial rebelde envolvido na vaga de violência que assolou o território em 2006.

Segundo a Associated Press, que cita fonte militar, Reinado foi morto pela segurança de Ramos-Horta.

- Sol


Ramos-Horta ferido a tiro

Ataque na casa do Presidente de Timor-Leste deixa Major Reinado morto

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, foi hoje alvejado durante um ataque à sua casa por homens armados, disse fonte da presidência. O major fugitivo Alfredo Reinado terá sido morto na emboscada.


O Presidente de Timor-Leste sofreu um ferimento de bala no estômago, estando a ser submetido a uma intervenção cirúrgica por médicos militares australianos, na zona do heliporto de Díli (capital). O chefe de Estado timorense deverá ser transportado para um hospital na Austrália.

O ataque aconteceu de madrugada, com indivíduos a disparar contra a casa do Presidente, a partir de dois automóveis, de acordo com o porta-voz presidencial Domingos da Câmara.

As primeiras informações dão como vítima mortal apenas o major Alfredo Reinado, líder de uma facção de militares rebeldes que viviam a monte, que terá sido abatido pela guarda presidencial.

O major Reinado estava acusado de crimes cometidos durante a revolta contra o Governo, em Abril de 2006, durante a qual morreram 37 pessoas e mais de 1500 foram deslocadas.

Um soldado timorense também terá ficado ferido com gravidade durante o ataque de homens armados.

(...)
(O resto não interessa.)

- SIC

Addenda:

Xanana Gusmão, o actual primeiro-ministro de Timor Leste, também foi alvo de um ataque posterior, mas não foi ferido, segundo adianta a RTP.

- Sol

Onde é que estavam os australianos?!