domingo, fevereiro 24, 2008

Joaquim Pinto de Andrade

Através de Medeiros Ferreira - Bichos Carpinteiros, fiquei a saber do falecimento de Joaquim Pinto de Andrade.

Um Senhor.

Cruzei-me com ele uma vez; calmo, lúcido e inteligente, não pactuava com cerimoniais ou cerimónias... deixava-as para os outros.
Bastava-o a ele mesmo e à sua visão que tinha do Mundo e da Vida.
Ganhou a minha admiração.

Partiu.

Espero que com ele não tenha partido a possibilidade de dar um rumo digno e equilibrado à nossa Angola; a de todos, e não de apenas alguns.

Ferreira Fernandes na sua crónica de hoje no DN diz palavras bonitas merecidas.

Bem haja.
Vá em Paz.



Não chores Mãe... Faz como eu, sorri!
Transforma as elegias de um momento
em cânticos de esperança e incitamento.
Tem fé nos dias que te prometi.

E podes crer, estou sempre ao pé de ti,
quando por noites de luar, o vento,
segreda aos coqueirais o seu lamento,
compondo versos que eu nunce escrevi...

Estou junto a ti nos dias de braseiro,
no mar...na velha ponte,... no Sombreiro,
em tudo quanto amei e quis p'ra mim...

Não chores, Mãe!... A hora é de avançadas!...
Nós caminhamos certos, de mãos dadas,
e havemos de atingir um dia, o fim...


- Alda Lara, De longe