quarta-feira, dezembro 05, 2007

Darfur, Direitos Humanos e Prémio Sakharov

Amanhã terá lugar no Centro Jean Monnet, ou Jacques Delors ..., pelas 15:30 um interessante debate sobre o Darfur, os Direitos Humanos e o Prémio Sakharov.

Contará, entre outros, com a presença do Galadoardo, o advogado sudanês Salih Mahmoud Osman.

Para quem poder e se interessar, é uma excelente oportunidade para falar com um Homem Corajoso, que não teve medo em perder a vida a troco de gritar bem alto as barbaridades que têm vindo a ser cometidas no Darfur.



Prémio Sakharov 2007:
pelos que lutam por um mundo melhor e mais justo
Pela liberdade de expressão e de pensamento


O Parlamento Europeu atribui anualmente, desde 1988, o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, destinado a reconhecer indivíduos ou organizações que se destacaram na luta contra a opressão e a injustiça em todo o mundo, da África do Sul à Bielorússia, de Cuba ao Bangladesh. O advogado sudanês Salih Mahmoud Osman é o vencedor do Prémio Sakharov 2007. O anúncio foi feito hoje pelo Presidente do Parlamento Europeu, durante a sessão plenária em Estrasburgo.

Os três finalistas do Prémio Sakharov foram, por ordem alfabética: a jornalista russa Anna Politkovskaia (a título póstumo), o advogado sudanês Salih Mahmoud Osman e os dissidentes chineses Zeng Jinyan e Hu Jia.

No dia 25 de Outubro, os líderes dos grupos políticos (Conferência dos Presidentes) decidiram atribuir o Prémio Sakharov 2007 a Salih Mahmoud Osman, pelo seu trabalho com as vítimas de Darfur.

A entrega do prémio terá lugar no dia 11 de Dezembro, durante a sessão plenária de Estrasburgo, um dia depois de se comemorar o 59° aniversário da assinatura da Declaração Universal dos Direitos do Homem pelas Nações Unidas.