sábado, fevereiro 26, 2005

How low can you get?!!

Santana admite que Sampaio estava certo ao dissolver a AR
- Primeiro-ministro diz que não guarda rancores


Santana Lopes admitiu ontem que o Presidente da República fez uma leitura correcta da situação política quando decidiu convocar eleições antecipadas. O recuo do primeiro--ministro demissionário surgiu no final do almoço de despedida com Jorge Sampaio.
Foi um Santana Lopes «sem rancores» que se deslocou ontem ao Palácio de Belém para o último encontro semanal com o Presidente da República. No final do almoço, o líder demissionário do PSD surpreendeu os jornalistas ao reconhecer que Jorge Sampaio agiu bem ao convocar eleições legislativas antecipadas. «É isso que revela o resultado das eleições. Com certeza que o povo disse que o sr. Presidente tinha decidido bem», afirmou o ainda primeiro-ministro, depois de ter criticado duramente, e por várias vezes, a decisão de Jorge Sampaio.
A opção do Presidente parece, contudo, não ter beliscado a relação entre o chefe do Estado e o primeiro-ministro. Isso mesmo ficou demonstrado quando, no final do almoço, o Presidente República acompanhou Santana à saída para se despedir do chefe do Governo. O bom relacionamento entre ambos acabaria por ser confirmado depois pelo primeiro-ministro demissionário. Segundo Santana Lopes, o balanço dos setes meses de trabalho com Jorge Sampaio é «muito positivo» chegando o primeiro-ministro a recordar que já o seu antecessor, Durão Barroso, lhe tinha referido «o quão gratificante é trabalhar com este Presidente»...

(Continua na edição impressa)