quarta-feira, novembro 24, 2004

Dos Comentários

No Blasfémias, o CAA publicou um Post muito interessante O CASE STUDY BUTTIGLIONE (3).
A área de comentários foi particularmente bem utilizada pelos comentadores, e revelam uma extraordinária capacidade de diálogo entre várias posições!
Davam, por certo, um excelente estudo sociológico e uma 'valente' reflexão filosófica.

Uma das palavras que mais me chamou a atenção foi:
tolerância.

A tolerância implica condescendência; aquela que refere que, a superioridade da posição, possibilita 'deixar passar' por considerar que, a minha é melhor que a tua (Freud não é para aqui chamado! :)
Eu não tolero, eu respeito.

Quando se opta conscientemente de uma forma plena e esclarecida, sem fundamentalismos de qualquer espécie, está tudo no seu 'lugar'.

Já quanto aos fundamentalismos: esses são nefastos, 'peganhentos' e obscuros.
Têm lançado sobre a Humanidade um manto de opressão, de incompreensão e desequilibrio.

Cada qual é como é, e, apenas isso importa. Se assim não fosse, seríamos um produto saído de uma qualquer fábrica ao estilo Orwell!!

Felizmente sou única, e agrada-me saber que cada pessoa também o é.
Em resumo: é importante o respeito pelo 'outro', e não uma qualquer tolerância vazia de essência.