sexta-feira, março 27, 2009

Ontem ...

... os agricultores alentejanos rumaram a Lisboa para protestar contra o estado calamitoso da agricultura, em particular, no Alentejo.

Ora, como se sabe, a UE tudo fez para acabar com a agricultura e as pescas em Portugal.
Comprou os sucessivos Governos portugueses para erradicarem essa moléstica portuguesa terciária, de abastecimento nacional a nível agrícola e piscícola.
Compra de todo o tipo de produção agrícola: subsídio do girassol, abate de árvores, etc, etc, etc ...
Abate de navios, restrição pesadíssima de captura de espécies e locais permitidos, passando as nossas águas territorias a ser mal frequentadas por outros países que depois nos veêm vender o nosso peixe .... (dirão os mais santos puros, pios, e puritanos entre os liberais: proteccionista!! Já sabem a resposta.)

E foi ver, os subsídios, e a ausência deles - pelo meter no bolso de alguns (e das respectivas primas e primos, amigalhaços de perto e de Peniche, mais os respectivos conhecidos, ao jeito da formação profissional ...), os biliões (muito grandes) - de actuais euros, para tais fins.

E o Povo, que cada vez gostava mais da mansidão, vendido à UE a troco dos tostões que o Estado português ia dando, acabou por abrir a pestana!

Ora, desta foram os alentejanos, já de outra, quando forem os transmontanos, é de ver o Pinto de Sousa a sair pela janela do seu AP, sito à Braamcamp com a Castilho.
É que, ainda há quem tenha a fruta no sítio.

Oh mar, oh mar, oh mar,
Oh mar dos tubarões,
Quando a maré enche,
Chega-me aos ... calções!


Sabedoria popular.