sexta-feira, setembro 05, 2008

Notícias Eleições V

Legislativas Angola - 05 Set. 2008

Maka no arranque
Não começou bem, mas espera-se que termine melhor.

Os partidos, especialmente a UNITA, têm sido muito cautelosos nas críticas e na forma como comentam os problemas registados esta manhã, em Luanda. Ninguém quer despoletar qualquer incidente pelo qual venha a ser considerado culpado. A tragédia de 1992, quando Jonas Savimbi nao reconheceu o resultado das eleicoes, está ainda muito fresca na memória dos angolanos.

Estou na escola Njinga Mbande, perto do largo 1. de Maio, no centro de Luanda, onde as mesas só abriram cinco horas depois. E foi curioso ver a paciência das pessoas. Uma senhora dizia/me que “vale a pena esperar só para pôr lá o meu voto!”. Está aqui um senhor mesmo ao meu lado a dizer que "este povo é generoso" e que "estamos sempre a sofrer sofrimento!"

São quase 18 horas e a expectativa está em saber se a votaçãao se vai estender para amanhã. oje, pelo menos, as urnas só irão encerrar quando não houver mais ninguém para votar.
Do jornalista Luís Castro, em Luanda, a cobrir as eleições legislativas angolanas

Observadores garantem que já não há problemas

A votação para as legislativas em Angola decorria com normalidade ao final da manhã nas assembleias de voto visitadas por observadores eleitorais ouvidos pela Lusa, apesar dos significativos atrasos no arranque do processo
(...)