terça-feira, janeiro 20, 2004

Disse Pedro e o Lobo?!!




Ordem dos Advogados «no lixo»

Carta de advogado acaba no caixote.
Bastonário abre «inquérito»


Mais um documento importante no lixo. Uma carta de um advogado, manuscrita e assinada por um jurista, e com o carimbo do seu escritório, foi deitada para o lixo pela Ordem dos Advogados. O Bastonário da Ordem, José Miguel Júdice, reagiu ao PortugalDiário: «É surpreendente e mandarei averiguar imediatamente o que se passou».

Depois de documentos deitados ao lixo pela Procuradoria Geral da República, a sorte calha agora à Ordem dos Advogados e a um seu associado: António Falcão, advogado em Oliveira de Frades.

O PortugalDiário teve acesso a uma carta pessoal do advogado António Falcão onde este pedia a sua nova cédula profissional. Manuscrito, o documento foi enviado a 15 de Outubro do ano passado, integrado na renovação de cédulas a que a Ordem procedeu.

A carta, além do texto manuscrito pelo advogado nortenho, contém o carimbo do escritório do jurista e, além disto, a assinatura de António Falcão. A carta estava no lixo, num dos contentores à porta da Ordem dos Advogados, no Largo de São Domingos, em Lisboa.

José Miguel Júdice, bastonário da Ordem dos Advogados, garantiu ao PortugalDiário que vai, imediatamente, averiguar aquilo que considera um lapso: «É surpreendente que tal tenha acontecido», afirma o Bastonário em declarações a este jornal.

«Sei que os procedimentos na Ordem, que me são anteriores e não alterei, são de guardar tudo. Temos literalmente milhões de papéis e qualquer carta de qualquer advogado é imediatamente guardada, depois de processada, na sua pasta», explica o Bastonário.

Mas, desta vez, algo aconteceu. E a carta, no seu original, foi parar ao caixote. «O processo de renovação das cédulas pessoais não passaram directamente pelo Bastonário, mas sim pelos serviços», explica José Miguel Júdice ao PortugalDiário, que prossegue: «O papel que não é arquivado é destruído, em tiras, como mandam as regras. Perante o que acaba de suceder, mandei já averiguar sobre o caso e reforçar os controlos» sobre a documentação, afirma.

Advogado incrédulo

Antes de procurar uma reacção da Ordem dos Advogados, o PortugalDiário contactou António Falcão, o homem que viu a sua carta no lixo.

«Estou à espera da cédula há algum tempo. Acho estranhíssimo que isto tenha acontecido e vou entrar em contacto com a Ordem dos Advogados imediatamente, para saber o que se poderá ter passado», afirmou António Falcão.

Este jornal confirmou que a carta original a que teve acesso era mesmo deste advogado, comparando inclusivé as marcas de água do papel timbrado do escritório do jurista, o que foi comprovado.

Este é o terceiro caso de documentos oficiais com assinaturas, carimbos importantes que são deitados ao lixo, sem controlo, noticiado por este jornal.

- Público