sábado, setembro 29, 2007

PPD-PSD: resultado das directas



I am said to be a revolutionist in my sympathies, by birth, by breeding and by principle.
I am always on the side of the revolutionists, because there never was a revolution unless there were some oppressive and intolerable conditions against which to revolute.


- Mark Twain

sexta-feira, setembro 28, 2007

Mercado Biológico em Lisboa

quinta-feira, setembro 27, 2007

Just the way you are - Diana Krall

Mr. Quiet Smile

Sem Utopia não se sonha o Mundo ...

... e sem Utopia não se quebra o marasmo (depois, quando a utopia tiver correspondência na realidade, deixa de o ser, e passa-se para a seguinte ...)



A minha mais recente coqueluche :)):

Portugal 4 Ron Paul
(link permanente na coluna da direita)

(Viva a Utopia :)) )

Oh o António Variações

quarta-feira, setembro 26, 2007

Eina ... por vocês o homem já estava eleito!



Gostei do lema que o Sr. tem sobre a secretária :))

Não se esqueçam que vocês não votam lá, e que os EUA (felizmente, e embora pareça o contrário) não administram o planeta.

Se conseguirem convencê-lo a vir para cá, quem sabe não conseguem destronar o Sócrates; isso sim é que era do melhor :))

Se a substância ideológica do homem se sintetizar naquele lema que tem sobre a sua secretária: tem aqui mais uma fã!

Rumo ao precípicio



O novo filme protagonizado pelos marretas do PSD.

As eleições directas do PSD num televisor perto de si!!!

domingo, setembro 23, 2007

Antes que se lhe dê um ar ...



Organização da investigação criminal em debate

O procurador-geral da República (PGR) vai ficar sem autonomia para atribuir a uma determinada polícia uma investigação criminal.


É o que resulta da proposta de Lei da Organização da Investigação Criminal (LOIC) que o Governo está a preparar para levar à Assembleia da República (AR). Este futuro diploma vai obrigar a que o PGR, antes de tomar uma decisão daquele teor, consulte sempre o secretário--geral do Sistema Integrado de Segurança Interna (SISI), que depende do primeiro-ministro.

Mais, de acordo com o projecto a que o DN teve acesso, também o secretário-geral, de nomeação política e com poderes equiparados aos de secretário de Estado, pode solicitar ao PGR que a investigação de um crime seja retirada a uma polícia para ser entregue a uma outra. Uma das suas funções será a de coordenar todos os órgãos de polícia criminal OPC) - PJ, PSP, GNR, entre outros - pondo em prática as orientações do Conselho Superior da Investigação Criminal (CSIC). O ministro da Administração Interna, que prometeu levar este diploma ao Parlamento em Setembro, disse ontem ao DN que o projecto ainda não vincula o Governo, já que ainda não foi aprovado em Conselho de Ministros. Trata-se de "um esboço" elaborado por um grupo de trabalho, disse Rui Pereira.

O DN sabe, no entanto, que este é o documento que está em debate, o qual prevê que o CSIC seja presidido pelo primeiro-ministro. Entre outras, o CSIC terá a competência de solicitar ao PGR "a adopção de providências adequadas a uma eficaz acção de prevenção e investigação criminais". Deverá também "dar orientações genéricas para assegurar a articulação entre os OPC".

Competências das polícias

Relativamente às competências de investigação de cada um dos OPC, o projecto de lei mantém praticamente os mesmos crimes para competência reservada da PJ. Trata-se, genericamente, da criminalidade de especial complexidade. "É da competência genérica da GNR e da PSP a investigação dos crimes cuja a competência não esteja reservada a outros OPC", diz o artigo 6.º .

No entanto, o Governo propõe-se introduzir uma novidade que permite aos demais OPC entrar na reserva da PJ quando, nomeadamente, se trate de crimes económico-financeiros, tributários de valor superior a 500 mil euros, burlas puníveis com pena de prisão superior a cinco anos, insolvência dolosa e administração danosa, crimes contra a liberdade e a autodeterminação sexual de menores ou incapazes, entre outros.

Para anular o atributo de competência reservada da PJ, entregando a investigação a outro OPC, basta que o PGR - depois de ouvir, obrigatoriamente, o secretário-geral do SISI - considere não existir uma especial complexidade do crime em questão, refere o artigo 8.º. Também ao secretário-geral, segundo o mesmo articulado, é reconhecido o poder de, por sua própria iniciativa, solicitar ao PGR que a investigação de um crime de competência reservada da PJ seja entregue a outro OPC, com base nos mesmos pressupostos.

Ou seja, entre os 35 crimes referidos na futura LOIC como sendo de competência exclusiva da PJ, apenas 16 o são efectivamente, estando estes relacionados, sobretudo, com a criminalidade mais grave, como terrorismo, segurança do Estado e dos vários órgãos de soberania. A investigação dos restantes 19 crimes, onde se incluem os económico-financeiros e estupefacientes, podem ser entregues a outros OPC por vontade do PGR e/ou do secretário-geral. Inclusivamente, os crimes relativos ao mercado de valores imobiliários, tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal podem ser investigados pelo OPC que primeiro tiver a notícia.

Os poderes do secretário-geral destacam-se no projecto de lei. Sendo nomeado ou exonerado pelo primeiro-ministro, além de coordenar a operacionalidade de todos os OPC, cabe-lhe ainda, segundo o projecto de lei, "garantir a partilha de serviços de apoio e de meios de investigação criminal"; além de "garantir, também, o funcionamento e o acesso de todos os OPC ao sistema integrado de informação criminal". Este serviço fica, assim, dependente daquela figura política, incluindo toda a informação criminal que resulte da cooperação com a Interpol e a Europol.

O projecto deverá ser aprovado esta semana em Conselho de Ministros.

- DN

O Gov. desmentiu esta notícia.
Pessoalmente não acredito no desmentido, e muito menos no Governo.

É em resultados destes (como o que hoje foi publicado) que dão as maiorias absolutas.

Prepotência.

Autismo.

Arrogância.

Hipocrisia.

Mentira.

Falhanços elevados a pseudo resultados de propaganda florida.

Déja-vu.

A ética era verde ...



Todos os advogados são juristas, mas nem todos os juristas são advogados.
Felizmente.

O código deontológico da ordem dos advogados permite ao seu bastonário a continuação do exercício da sua actividade enquanto exerce as funções de bastonário da ordem.

Nada a obstar; as pessoas necessitam de exercer a sua profissão para subsistirem.
Sucede porém, que o actual bastonário da ordem dos advogados veio para a praça pública afirmar que seria advogado de defesa de um caso que tem sido, desde o primeiro minuto, uma questão nuclear tanto para os orgãos de comunicação nacionais como internacionais: o caso MacCann.

Como não bastasse afirmar que iria ser advogado de defesa dos progenitores da criança desaparecida, afirmou ainda pela total inocência dos seus constituintes; nada a objectar a um advogado, cuja principal acção é a da defesa do/s seu/s constituinte/s - mesmo que não acredite, e aliás não é pago para isso, tem que defender como se aquela/s pessoa/s fosse/m a/s mais pura/s à face da terra.

O bastonário utiliza o facto de exercer tais funções, para e com base nelas exercer pressão sobre os orgãos de informação (que já lhe deram um cartaz de super-estrela de soap-opera), os meios de investigação, judiciário, judicial e político.

Não é esse exercício decorrente da sua actividade que aqui está em causa, e sim aferir sobre a verdadeira ética do bastonário, e não da deontologia da dita ordem.
Se isto é deontológico, mal vai a ordem dos advogado que já não enxerga nadinha, mas, quanto a ética, somente um ceguinho não vê que, isto é uma pouca vergonha.

sexta-feira, setembro 21, 2007

Ladies ...

Amaaaazing!!

quinta-feira, setembro 20, 2007

E ...

N' O Carmo e a Trindade

... still amazes!!



Ladies and Gents,

Carl Sagan

The Varieties of Scientific Experience:
A Personal View of the Search for God


by Carl Sagan, edited by Ann Druyan

Here and Here

If spirituality is the sense of awe and humility in the face of the creation, what could be more awesome and humbling than the deep space discovered by Hubble and the cosmologists, and the deep time discovered by Darwin and the evolutionists?
Through a natural process of evolution, and an artificial course of culture, we have inherited the mantle of life's caretaker on Earth, the only home we have ever known.
The realization that we exist together for a narrow slice of time and a limited parsec of space, potentially elevates us all to a higher plane of humility and humanity, a provisional proscenium in the drama of the cosmos.

(...)

I think if we ever reach the point where we think we thoroughly understand who we are and where we came from, we will have failed. I think this search does not lead to a complacent satisfaction that we know the answer, not an arrogant sense that the answer is before us and we need do only one more experiment to find it out. It goes with a courageous intent to greet the universe as it really is, not to foist our emotional predispositions on it but to courageously accept what our explorations tell us.

quarta-feira, setembro 19, 2007

Mendes & Mendes Menezes & Menezes



- S. Geier, Fractal de um fóssil

Uma massa homógenea; sem distinção onde um acaba e o outro começa e vice-versa.

Utilizando a gíria:
Não se distingue a ponta de um corno.

terça-feira, setembro 18, 2007

O legislador obtuso



Violador de criança deficiente foi libertado

Foi libertado Fábio Cardoso, condenado por violar até à morte um menino de seis anos, avança hoje o Correio da Manhã.

Devido ao novo Código de Processo Penal, no qual o prazo para a prisão preventiva foi reduzido para dois anos, o juiz foi forçado a libertar o assassino

- Sol

segunda-feira, setembro 17, 2007

Esta alheira é um Besugo!

O dito cujo :))

Oh Besugo, parece que não percebeu nada da Re: Desafio - Três Mundos

Transcrevo a parte sumarenta:

Diz que é uma espécie de desafio
Qualquer coisa como: mencionar dez livros que "não mudaram a minha vida"; ora, essa, é uma absoluta impossibilidade!!

(...)

Assim sendo, vou subverter as regras: "os 10 livros ou autores que mais me marcaram"


Tá vendo a parte a bold?
Pois, é essa que interessa; pela positiva é que vamos. Sempre!!

Homenagem - Canção para Luanda



A pergunta no ar
no mar
na boca de todos nos:
- Luanda onde está?

Silêncio nas ruas
Silêncio nas bocas
Silêncio nos olhos

- Xê
mana Rosa peixeira
responde?

- Mano
Não pode responder
tem de vender
correr a cidade
se quer comer!

"Ola almoço, ola almoçoéé
matona calapau
ji ferrera ji ferrerééé"

- E você
mana Maria quitandeira
vendendo maboque
os seios-maboque
gritando
saltando
os pés percorrendo
caminhos vermelhos
de todos os dias?
"maboque, m'boquinha boa
dóce dócinha"

- Mano
não pode responder
o tempo é pequeno
para vender!

Zefa mulata
o corpo vendido
batom nos lábios
os brincos de lata
sorri
abrindo o seu corpo
- seu corpo-cubata!
Seu corpo vendido
viajado
de noite e de dia.
- Luanda onde está?

Mana Zefa mulata
o corpo-cubata
os brincos de lata
vai-se deitar
com quem lhe pagar
- precisa comer!

- Mano dos jornais
Luanda onde está?
As casa antigas
o barro vermelho
as nossas cantigas
trator derrubou?

Meninos das ruas
caçambulas
quigosas
brincadeiras minhas e tuas
asfalto matou?

- Manos
Rosa peixeira
quitandeira Maria
você também
Zefa mulata
dos brincos de lata
- Luanda onde está?

Sorrindo
as quindas no chão
laranjas e peixe
maboque docinho
a esperança nos olhos
a certeza nas mãos
mana Rosa peixeira
quitandeira Maria
Zefa mulata
- os panos pintados
garridos
caídos
mostraram o coração:
- Luanda está aqui!


- José Luandino Vieira, No reino de Caliban II

A nova legislação penal



Esta fabulosa nova legislação penal parece saída de um filme mudo ... com um silêncio ensurdecedor.

Põem os preventivos todos na rua, independentemente da moldura penal a que estejam sujeitos - se as ruas já estavam difíceis, então com esta rapaziada da pesada na rua, vão ser ainda melhores (só de caçadeira ...) ...

Quanto às escutas, é a lei da rolha, aplica-se pois o: "Está caladinho, ou levas no focinho".

Já os partidos políticos, continuam iguais a si mesmos: uma mão cheia de nada, outra de coisa nenhuma (toca a aviar, que atrás vem gente ...)

sábado, setembro 15, 2007

Miss Ella sings Desafinado

João Gilberto + António Carlos Jobim: Desafinado

João Gilberto + António Carlos Jobim

quarta-feira, setembro 12, 2007

Reinvindicações

Com a visita de Tenzin Gyatso, o 14º Dalai-Lama, levantaram-se muitas vozes – amistosas por certo, assim como sinceras, pela ausência de tratamento de Estado em relação ao Dalai Lama por parte do Estado português.

A causa tibetana é das mais nobres; pela autodeterminação, pela sobrevivência e independência de um Povo.
No entanto, o Dalai-Lama suscitou factos que são incontornáveis e desmerecedores de qualquer tratamento de Estado.

Nem sempre os Povos têm os líderes que merecem.

Rebelde ...

Medeiros Ferreira, no Bichos Carpinteiros, escreve uma deliciosa opinativa:

(...) Nao se reage porque o grupo em França não se chama Eufémia? Mesmo sozinho, protesto! Nem um governo de direita bate a sério na Europa...

terça-feira, setembro 11, 2007

In the absence of a shred of Humanity



All the World's a Stage

quarta-feira, setembro 05, 2007

Re: O DESAFIO

Tou frita!!



Diz que é uma espécie de desafio
Qualquer coisa como: mencionar dez livros que "não mudaram a minha vida"; ora, essa, é uma absoluta impossibilidade!!

Para entróito, não leio livros como fumo cigarros (sim, sou uma fumadora; desse tipo de criminosos a quem lhes saiu na rifa serem constantemente acossados ... mas essa é outra história ...)

Para mim, ler um livro é uma responsabilidade.
Leram bem, é uma responsabilidade. É que, a partir do momento em que se lê um livro, o seu conteúdo, a substância nele inerente, passa a fazer parte de nós. Daí que, não leia qualquer livro; direi mesmo que sou muito esquisita naquilo que leio (como aliás em tudo ...).
Tudo o que li, há excepção claro está dos livros técnicos ou correlacionados, passaram-me para a corrente sanguínea.



Assim sendo, vou subverter as regras: "os 10 livros ou autores que mais me marcaram"

- Shakespeare, a obra toda (peças e sonetos):

Shall I compare thee to a summer's day?

Thou art more lovely and more temperate.
Rough winds do shake the darling buds of May,
And summer's lease hath all too short a date.
Sometime too hot the eye of heaven shines,
And often is his gold complexion dimm'd;
And every fair from fair some time declines,
By chance, or nature's changing course, untrimm'd;
But thy eternal summer shall not fade
Nor lose possession of that fair thou ow'st;
Nor shall Death brag thou wand'rest in his shade,
When in eternal lines to time thou grow'st:
So long as men can breathe or eyes can see,
So long lives this, and this gives life to thee.


- Fernando Pessoa
------------Em Álvaro de Campos
- Alguma literatura que não vou revelar ...
- "A Segunda Odisseia" de Arthur C. Clarke
- "Das Kapital" de Karl Marx (ah pois ...)
- "A Riqueza das Nações" de Adam Smith
- "THE SHARIYAT KI SUGMAD" I e II
- "How to Find God", Mahanta Transcripts, Book 2, Sri Harold Klemp
- Honoré de Balzac
- "Eurico, O Presbítero" de Alexandre Herculano

Et maintenant passa a outro e não ao mesmo!
Também aqui subverti as regras, vou passar em frente:

Ladies first -
- A Zazie
- A I.
- A Isabel
- A Susana
- A Lolita

Gents -

- O LAS
- O Dragão
- O Joaquim
- O João
- O Carlos
- O Besugo
- O Rodrigo

Bem sei que é situação chata, mas não vale atearem aqui o tasco :)

terça-feira, setembro 04, 2007

Muito interessante



Portugal significa universal. Portugal é o Porto do Graal

O lugar português não é o da utopia. É o do mundo inteiro.
Portugal significa universal. Portugal é o Porto do Graal


I. Portugal é, de entre todos os Estados soberanos da Europa, aquele que no espaço primeiro encontrou os seus próprios limites de fronteira terrestre. E será o último a descobrir no tempo as cérceas que delimitam o fim da sua Idade. Sucede que a soberania portuguesa é, ela mesma, não apenas o selo que certifica a sua independência mas também, e em especial, a sua própria causa de ser. A soberania não se discute, como não se discute a vida. Não porque haja Estados eternos, mas porque a soberania nacional, na particular condição de Portugal, é muito mais do que um simples atributo de Estado: é a emanação de uma vontade de Nação. Portugal não é só um Estado soberano. Portugal é um Estado Nacional.

II. Portugal é uma Nação que, de frente para o mar e de costas para terra, descobriu terra para além do mar. Uma Nação que encontrou o oriente indo só para Ocidente, mas que nunca encontrará o Ocidente indo para oriente. Se Portugal virar costas ao mar desvirtuará a sua natureza e desfigurará a sua identidade. Faltando ao encontro com a sua vocação faltaria ao cumprimento da sua missão. A missão de não ser mar mas a água que há em todos os mares. Aquela que se contém inteiramente no primeiro de todos os cálices.

III. Portugal é um ancoradouro onde diversas gentes se encontraram como um só povo que se identifica com uma só língua perante a memória de uma história comum e o sonho de um futuro também comum. Portugal foi porto de partida para a Ilha dos Amores e para o Reino do Prestes João. Mas descobrir o mundo todo não seria nada se esse mundo for só o mítico nada que é tudo. O lugar português não é o da utopia. É o do mundo inteiro. De nada vale ser finis terrae se não se puder ser tottus orbis. Portugal significa universal. Portugal é o Porto do Graal.

IV. Portugal tem por destino a demanda de outros povos. Para com eles viver e com eles repartir o que nós somos. Nunca fomos menos por sermos também os outros. Mas fomos sempre mais quando demos mais. Quanto mais formos outros mais os outros serão também portugueses. A dimensão de um povo não é mensurável pelo número de coisas de que é senhor mas pela intenção e pela intensidade do que seja capaz de dar aos outros povos.

V. Portugal é um Estado e é uma Nação. Mas é também uma Mátria. Terra Mãe de demandas sem fim para no fim voltar ao princípio de outra procura infinita. Porque só o infinito é o tempo e o espaço onde cabe a universalidade. Lugar e momento daqueles que nos outros procuram o encontro consigo mesmos porque não são deste mundo nem desta época. Fizeram-nos assim. Sobrevivemos assim. Seremos ainda assim enquanto a nossa vontade nos permitir continuar assim. Até que sim. Porque o nosso fado não se chama destino mas liberdade. E então a nossa saudade esquecerá o passado e clamará pelo futuro.

dia 10 do mês de Junho de um ano de Sempre"

- Paulo Teixeira Pinto,(2002)

2009

Com gente dentro

À Menina Pérolas :)) obrigada - Isabel - pela lembrança

Um piqueno souvenir para a colecção aí de casa

Origem das Espécies

Fez 2 anos
Ainda que com atraso, muitos parabéns a FJV; conte muitos e bons



Macaco e leopardo, fui pavão,
Crocodilo, hipopótamo e chacal!
Rinoceronte, zebra, mais leão,
Bizonte, javali, também pardal!

Rabanete e alface, fui feijão,
Cenoura, amendoim, lírio e coral!
Chá, girassol, café, uva e melão
E o mais lindo botão do roseiral!

Da fauna percorri o rumo à flora,
Não recuei nem ontem, nem agora!
Defendi-me com garbo e até a murro!

Fará de mim a Vida o que quiser,
Desde o ser bicho, pedra ou Lucifer!
Não serei verme, nem jamais um burro!


- José de Vasconcellos e Sá, Evolução Político-Biológica

segunda-feira, setembro 03, 2007

Rentrée

Estúpido, mais estúpido, não há ... o termo, claro está

Realmente, vão faltando as palavras para tamanha pobreza