terça-feira, outubro 31, 2006

Trick or Treat!

Have a smash-ing (pumpkin) night!



It's Halloween folks!
Witches night!
When all the troubles of the world are scatered around and cooked into something new! Decay and rebirth!

Enjoy

segunda-feira, outubro 30, 2006

Refugiados Q.B.

Foi hoje que o Engº Guterres, ex-PM de Portugal e actual Alto Comissário para os Refugiados da ONU, com voz embargada e ar emocionado, recebeu das mãos do Engº Sócrates a doação de 1 milhão de euros, destinada aos refugiados.
Um centro para refugiados, totalmente equipado e a funcionar em pleno.

Foi interessante ver o idílico reencontro dos 2 engenheiros ...



Agora que o Engº Sócrates é o PM, não custou nada dar uma mãozinha ao ex-PM (socialista) Guterres para que fique bem visto: Portugal já tem um centro de refugiados ...!!

Como diria o anúncio (e a plenos pulmões):

Aqui vou ser feliz!!

A manipulação electiva

A vaga eleitoral anda em voga!
Desta feita trata-se da eleição para secretário-geral do PS.

Como não podia deixar de ser, o Engº Sócrates foi reconduzido, enquanto candidato único ao dito cargo socialista.

Mas, o interessante da intentona eleitoral, foi a leitura/interpretação que o sufragado fez!

"Esta é a nação socialista, que vota em peso. Esta é a resposta do partido à governação que fazemos."
(Citação de memória ...)

De facto, já me tinha apercebido que o Sr. Engº Sócrates era estrábico, só não me tinha dado conta que o grau era tamanho.
Senão vejamos:

O nº de votantes socialista é de 80.000, foram votar 25.000.
Desses 25.000 o Engº obteve 97% dos votos expressos e válidos.
(Para quem perceber de eleições, entende o que estou a referir.)

Ora, de acordo com o universo de potenciais votantes, de votantes que compareceram e de votos válidos. Façamos as contas - não, não vamos utilizar a calculadora do Engº Guterres ... (ah, esse, já tem um centro de refugiados em Portugal!! Já lá iremos...), na realidade o Engº Sócrates obteve menos de 1/3 dos potenciais votos socialistas.

A mensagem que a nação socialista enviou ao Engº sufragado, vai em tudo contrária àquela leitura/interpretação que o dito fez em noite de resultados eleitorais.

Em resumo:

Sr. Engº, Sr. secretário-geral do partido socialista, Sr. Primeiro-Ministro, a nação socialista mandou dizer, para prestar atenção ... à boa maneira de Bordalo...

Método de votação

A propósito da eleição para os Órgãos de um clube de futebol, a televisão mostrou uma reportagem em que o responsável pelo sufrágio, referia que o tal clube ia testar um novo método de votação, homologado e fiscalizado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

O método, utilizava cartões magnéticos e voto em computador.
O sócio fazia-se munir do seu respectivo cartão, o qual passava por um leitor, que posteriormente lhe dava acesso a um terminal de computador onde fazia a sua escolha.

Questões:

- Tratando-se de um clube de futebol, estamos perante um situação bizarra, em que o Estado utiliza um entidade futebolística para testar um método de votação. Cheira a certa promiscuidade ...

- O método em si é altamente comprometedor da liberdade de voto.

- Um leitor magnético, ligado a um computador, regista a pessoa que acaba de inserir o seu voto e qual a sua escolha.

- Um método de votação que permite controlar o voto.

- A liberdade de escolha é sarciada, e potencialmente manipulada, por ser passível de conhecimento.

Um péssimo teste para o restante do país, em eleições que se venham a realizar.

BIG BROTHER IS WATCHING YOU

sexta-feira, outubro 27, 2006

Gato, gato, gato ...

Here pussygato! Here pussy, pussy Hilali



Em que se contam as injustiças e violências,
que Fanfarrão executou por causa de uma cadeia,
a que deu princípio.

(...)

Aqui, prezado Amigo, principia
Esta triste tragédia; sim prepara,
Prepara o branco lenço, pois não podes
Ouvir o resto, sem banhar o rosto
Com grossos rios de salgado pranto.

Nas levas, Doroteu, não vêm somente
Os culpados vadios; vem aquele,
Que a dívida pediu ao Comandante;
Vem aquele, que pôs impuros olhos
Na sua mocetona: e vem o pobre,
Que não quis emprestar-lhe algum negrinho,
Para lhe ir trabalhar na roça, ou lavra.

Estes tristes, mal chegam, são julgados
Pelo benigno Chefe a cem açoites.

Tu sabes, Doroteu, que as Leis do Reino
Só mandam, que se açoitem com a sola,
Aqueles agressores, que estiverem
Nos crimes quase iguais aos réus de morte:

Tu também não ignoras, que os açoites
Só se dão por desprezo nas espáduas;
Que açoitar, Doroteu, em outra parte,
Só pertence aos Senhores, quando punem
Os caseiros delitos dos escravos.


(...)

- Tomás António Gonzaga, 3ª Carta

quinta-feira, outubro 26, 2006

Mulheres sem burka incitam à violência sexual

AHAHAHAH

Esta é ... EXTRAORDINÁRIA!
Coitadinho...

A crítica é do líder muçulmano na Austrália, que depois pediu desculpa, explicando que apenas quis proteger a honra das mulheres

A questão do uso do véu e até da burka por parte de mulheres muçulmanas está a provocar uma grande discussão em todo o mundo, mas a polémica conheceu uma nova dimensão na Austrália, esta quinta-feira.

Em causa estão declarações (do mês passado, mas que foram agora recuperadas) do principal líder muçulmano, para quem as mulheres que não usam o hijab - o vestido que cobre o corpo e a cabeça - estão incitar à violência sexual contra elas próprias.

Durante uma realização religiosa durante o mês sagrado do Ramadão, o xeque Taiel Dinal Hilali condenou as mulheres que se «rebolam sugestivamente» e usam maquilhagem, considerando que estas atraem os potenciais violadores.

«Se pegarem num pedaço de carne e a deixarem na rua, no jardim, ou no parque, e os gatos vierem e a comerem de quem é a culpa? Dos gatos ou da carne?», questionou. Respondendo de imediato. «O problema é a carne. Se ela (a mulher) estivesse na sua sala, na sua casa, no seu hijab, não teria acontecido nada.»

As palavras do líder muçulmano suscitaram violentas reacções, com o primeiro-ministro australiano a considerar as declarações «pavorosas». «A ideia de que mulheres são culpadas por violações é ridícula», afirmou John Howard, citado pelo jornal The Australian.

As declarações do xeque foram mal recebidas dentro da própria comunidade muçulmana. Muitas mulheres consideram que o líder é bastante repulsivo e ofensivo.

Já a Comissária Federal contra Discriminação Sexual, Pru Goward, afirmou que os comentários podem incitar ao crime.
«Os jovens muçulmanos que a partir de agora violarem mulheres podem usar isto nos tribunais e podem parafrasear este homem, seu líder, na Justiça», disse.

Por outro lado, o líder da Associação Muçulmana de Libaneses da Austrália, Tom Zreika, ameaçou proibir os sermões na mesquita de Lakemba.

As reações levaram, entretanto, o xeque Hilali a fazer um pedido de desculpas, garantido ter sido sido mal interpretado. «Peço desculpas, sem reservas, a qualquer mulher que se sinta ofendida pelos meus comentários. Quis apenas proteger a honra das mulheres», afirmou. «As mulheres na sociedade australiana têm a liberdade o direito de se vestir como quiserem», acrescentou.

- Portugal Diário

quarta-feira, outubro 25, 2006

Grande desafio (...)

Noronha desafia políticos a regular agentes económicos

O 36.º Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) tomou ontem posse com desafios provocadores para a classe política. Noronha Nascimento incitou os detentores do poder a ter a coragem de enfrentar os agentes económicos que concedem crédito ao consumo sem critério, e que, depois, "usam e abusam dos tribunais" para cobrar dívidas.

"Hoje, o bloqueio do judiciário é também o resultado de uma política de concessão de crédito ao consumo que levou longe o endividamento familiar visível nas acções de dívida que canibalizam e corroem totalmente os tribunais, representando mais de metade dos processos pendentes no país" (...)

- DN


Esta é interessante

A guerra colonial contada pelos comandantes

A história e evolução da guerra colonial em África (1961-1974), vista pelos comandantes das unidades de fuzileiros que andavam no mato, vai estar no centro das cerimónias do próximo dia 10 de Novembro na sua escola, em Vale de Zebro, Coina.

(...)

- DN

terça-feira, outubro 24, 2006

Hot sessions

Luís Amado discute voos da CIA com Condoleezza Rice

A questão dos voos da CIA em território português foi um dos temas abordados esta terça-feira na reunião do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, com a Secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice.

O chefe da diplomacia portuguesa afirmou que a questão tinha sido abordada «na perspectiva dos novos factores que condicionam a agenda da relação transatlântica no pós 11 de Setembro e todas as consequências que estes acontecimentos têm para as relações» dos dois países.

Para Luís Amado, as questões que estão relacionadas «com os fundamentos do domínio jurídico e da legalidade democrática que inspira a matriz democrática ocidental são uma preocupação».

(...)

- Diário Digital / Lusa

A mesma que...


Cyrano de Bérgerac

segunda-feira, outubro 23, 2006

Liberalização eléctrica

Parece que o mercado de energia eléctrica em Portugal foi liberalizado.

Pois, mas só parece, porque na realidade quando se fala em liberalização do/no mercado em Portugal, seja para que sector for, ou em relação ao sector que seja, não é verdadeira - a liberalização, i.e., quando se fala em liberalização em Portugal na realidade fala-se na oportunidade de aumentar sem limite os preços em relação ao consumidor final.
Não em estabelecer uma verdadeira liberalização na qual diferentes fornecedores competem entre si para conquistar clientes e quota de mercado oferecendo preços inferiores.

Aquilo que se observa é a congregação de esforços e estabelecimento de preços entre os vários possíveis fornecedores para sacar umas massas ao pessoal incauto, basta comparar com os restantes países da designada União Europeia.

L.....s.

A rapaziada...

... ali embaixo foi por fim desocupada do Rivoli, após uma delonga de 3 ou 4 dias em que o pessoal curtiu à grande à luz da candeia! Ora bem.

Tarde veio a desocupação.
Parece que viam a ocupação ilegal do espaço como uma espécie de Carnaval antecipado, para regozijo de avós (fora) e netos (dentro) do Rivoli, claro está!

Ao corte no fornecimento de energia eléctrica, veio o fornecimento de sopa por parte de um Hotel do Porto. Os hotéis andam uns beneméritos.

Agora a rapaziada do Rivoli-xo e outros sufixos, respondem em processo crime, como não podia deixar de ser num Estado de Direito.

A comunicação social teve um prato cheio; foi vê-los montarem tenda à porta do Teatro.
Um encenação modernaça, com efeitos ice.

Consulado Geral de Portugal em Londres

Escrita em dia

Por indisponibilidade, não foi possível actualizar este Blog, assim sendo, vou colocar em dia algumas questões que considero pertinentes, embora passadas!

Aquela boca, de dia aziago, do sr secretário de Estado adjunto - do adjunto, do adjunto (não devia de haver mais graus...) - boquinha santa! "Os consumidores é que são os culpados", daí que devessem ver o valor de fornecimento de energia eléctrica aumentado em 16%, relativamente ao valor actual!!

Não há vergonha, e é o descalabro completo, ver um funcionário dos contribuintes portugueses tratar com tão menoscabo os seus patrões.
Ora, todos sabemos o que sucede aos empregados que não zelam pelos interesses dos seus empregadores: o desemprego.

Contudo, o referido funcionário continua em funções!! Não há vergonha.

Lembro-me de um outro funcionário (de todos nós), secretário de Estado do Ambiente, há uns anos atrás, que por alturas de uma questão de metal na água, foi convidado a demitir-se. E com toda a propriedade.
Contudo este sr secretário adjunto ainda continua empregado...

Pela parte que me toca, no salário do dito secretário adjunto, despeço-o.

quarta-feira, outubro 18, 2006

Patriot Action? !!

Nova lei antiterrorista autoriza uso da força em interrogatórios

George W. Bush assinou ontem uma lei que permite métodos agressivos de interrogatório para suspeitos de terrorismo e o seu julgamento em tribunais militares. Apesar das críticas que o acusam de promover a tortura, o Presidente dos EUA garantiu que o documento é um "instrumento vital" para garantir a segurança nacional.

A três semanas das eleições intercalares, a assinatura desta lei - dedicada por Bush à memória das vítimas do 11 de Setembro - constitui uma vitória para a Casa Branca e para os republicanos, ameaçados de perder a maioria no Congresso. Em Junho, Bush sofreu um revés quando o Supremo Tribunal considerou ilegais os tribunais militares que o Presidente estabelecera para julgar os suspeitos de terrorismo detidos na prisão da base americana de Guantánamo, em Cuba.

A nova lei protege os prisioneiros de abusos flagrantes, mas restringe o seu direito a questionar a detenção. Além disso, dá ao Presidente poder para interpretar a legislação internacional sobre os direitos dos prisioneiros.

Entre os detidos que os EUA esperam vir a julgar ao abrigo da nova lei estão Khalid Sheikh Mohammed, alegado cérebro do 11 de Setembro, Ramzi Bin al-Shibh, considerado como o 20.º pirata do ar, e Abu Zubaydah, próximo de Ben Laden. Os três homens foram recentemente transferidos para Guantánamo.

Ontem, o Presidente defendeu os interrogatórios da CIA em prisões secretas no estrangeiro. A existência destes centros de detenção foi confirmada por George Bush no dia 6 de Setembro, gerando uma onda de críticas. Para Bush, este programa permitiu recolher "informações vitais" e contribuiu para a captura de vários membros da Al-Qaeda, hoje sob custódia americana. "Sem ele, os nossos serviços secretos acreditam que os EUA já teriam sido palco de um novo atentado", disse o Presidente.

A legislação agora assinada foi criticada pela oposição democrata e pelos grupos de defesa dos direitos humanos, que a acusam de violar a liberdade individual dos prisioneiros. "O Presidente pode, com o acordo do Congresso, deter indefinidamente os suspeitos sem acusação formal, retirar a protecção contra abusos, julgar pessoas com base em boatos e condená-las com base em declarações obtidas à força", denunciou a American Civil Liberty Union (ACLU) em comunicado.

- DN

Não há ...

segunda-feira, outubro 16, 2006

Ganda cortição!!

Republicação

Conceitos e Diferenças

Descriminalização: implica a retirada do rol de delitos ou crimes previstos no Código Penal - os quais seriam sancionados em sede criminal e cuja sanção seria a de pena de prisão. Com a descriminalização, aquele facto (acção ou omissão) deixa de ser tipificado na legislação penal.
Deixa de ser crime. Pelo que, deixa de aplicar-se qualquer pena ou sanção.

Despenalização: implica a redução da pena que seria aplicada a um delito ou crime; mantém contudo a sua tipificação legal - ou seja, continua a ser um crime ou delito, previsto no Código Penal. São passíveis de aplicação todas as formas de atenuação dentro do sistema penal, como, por exemplo, a transformação de um crime em contravenção ou aplicação de multa, ao invés de pena de prisão.
Continua a ser crime, contudo a pena de prisão dá lugar a uma sanção mais branda.

Addenda:

No Referendo que se avista no horizonte, o que está em causa é a despenalização.

OGE

Inicia-se hoje a discussão do OGE.

Um longo período de discussão até à sua aprovação geral em Plenário.

O OGE deste ano promete. E promete, para além de muita discussão, muitas negociações e noites em branco à procura de consensos - externos, mas mais importante do que tudo, internos (ao PS)!

O Ministro das Finanças (não lhe gabo as funções!), é uma pessoa respeitável (estão admirados? Pois é. É assim que vejo o Ministro, tem uma tarefa dura e mostra-se à altura das funções), vai por certo ter grandes amargos de boca com o restante elenco governativo. Apenas uma nódoa a marchar, e será política: mantém que a OTA e o TGV (o hiper conhecido eléctrico chamado: desejo encher o bolso, já para não falar na OTA).

Um dos exemplos apresentados para o OGE, refere cortes na Despesa. Veremos se assim é - o desperdício é um dos factores mais catastróficos, a duplicação/triplicação/quadriplicação de serviços para um mesmo sector ou área, representa uma má gestão da coisa pública.

Certo é que, ainda agora a procissão do OGE vai começar.

Ainda no decurso...

... do Decreto - "acabou a crise" do Sr. Ministro da Economia de Portugal, a Declaração de Infantilidade por parte do mesmo governante




A coerência do Ministro da Economia reconforta qualquer mente. E estabelece a dimensão da capacidade deste Governo.

sexta-feira, outubro 13, 2006

Afixe-se

Por decreto de Sua Excelência o Ministro da Economia de Portugal, afixe-se o seguinte:

Neste estabelecimento, que dá pelo nome de Portugal, a crise acabou.



O Rei está morto, viva o Rei!

Hip-hip, viva o defunto presunto!!



Afixe-se, em anexo:

Dão-se alvíssaras a quem provar que a crise acabou no tal estabelecimento.

quinta-feira, outubro 12, 2006

Será?



Alberto João Jardim, Presidente do Governo Regional da Madeira (nunca me consegui habituar a este termo...), gritou aqui-del rei! Abriu a caça ... ao Alberto João!

Os fundos para a Madeira foram cortados pelo Governo do contenente, esses colonialistas fássistas.
E os Açores?! Esses ilhéus invejosos, que agora têm igualdade de fundos em relação à Madeira?! Velhacos invejosos!

Desde 1979, e desde e a partir daí, vi Alberto João, o mesmo de hoje, com menos anos, a clamar a independência da Madeira, e desses colonialistas fássistas do contenente. Desde aí e a partir daí, Alberto João ficou no meu co-ração!

Que se dê pois a independência à Madeira, a sério que considero que deve dar-se a independência à Madeira, é menos um gasto no erário público; desta forma deixamos de sustentar o Reino das Bananas e permitiríamos ao abnegado rei momo, dirigir a sua, já, autocrática corte a bel-prazer.
Porque bem vistas as coisas, a Ilha da Madeira é o Reino de Alberto João, e só quem faz parte da sua corte consegue chegar a algum lado ou fazer alguma coisa.

Abriu a caça à raposa

segunda-feira, outubro 09, 2006

Corrupção?

Qual corrupção?!!

Em Portugal não há dessas coisas!!

A fazer fé no Ante-Projecto da Unidade de Missão da Reforma do Código de Processo Penal que, altera a moldura penal para os crimes designados de colarinho branco - i.e., crimes praticados por indivíduos que têm aquilo com que se dá milho aos pombos, ou ainda, se compram fatinhos em Paris, sem aplicação de prisão preventiva aos ditos cujos - não há corrupção em Portugal.

Mais, a corrupção está de tal forma enraizada na sociedade portuguesa, que a reforma considera que a moldura, ela mesma, ao desprezar a aplicação de prisão preventiva a tais crimes acompanhará a suposta licenciosidade da sociedade a tais práticas.

Allez que se faz tarde.

Lema:
Pézinhos rápidos, mãozinhas ligeiras, fanar milhões.

Post-Scriptum:
Sim, que quem roubar um pão vai logo de prisão, preventiva.
Os outros, aqueles que a sujidade não embaraça o colarinho, estão acima desses mortais de segunda.

Alguém falou da outra senhora?

Fica para mais logo ...

... os comentários ao Ante-Projecto, reforma, do CPP.

Sociedade de ...

Isto ...

Crimes de colarinho branco ficam de fora da prisão preventiva

... não é um vergonha. É uma afronta aos princípios de um Estado Democrático e de Direito.
Os princípios quando nascem são para serem aplicados a todos - de forma geral e abstracta.

Aquilo que se vê são:

- Uns mais iguais que outros.

- Se for ladrão de gabarito, tem mais hipóteses de safar-se.

E ainda falavam da outra senhora ...

"Quem parte e reparte, e não ... legisla para se safar ... ou é burro ou não tem arte."
Artistas portugueses ...

Um novo marco

Os juízes vão deixar de poder aplicar a prisão preventiva a suspeitos de crimes de colarinho branco, como tráfico de influências ou corrupção activa, caso os princípios gerais previstos no Pacto de Justiça assinado entre o PSD e o Governo passem à prática. Isto porque o acordo estabelecido pelo chamado "bloco central" prevê que a prisão preventiva passe a aplicar-se apenas a crimes dolosos puníveis com pena de prisão superior a cinco anos, quando agora o limite está nos três anos.

Ora, fazendo uma leitura do Código Penal - onde estão tipificados todos os crimes - constata-se que ficarão de fora da prisão preventiva, entre outros, o tráfico de influências, a corrupção activa , a participação económica em negócio praticada por funcionário, o favorecimento pessoal, a denegação da justiça, a prevaricação e, ainda, a falsificação de documento praticada por funcionário. Todos eles - que actualmente são susceptíveis de prisão preventiva - são punidos com pena de prisão até cinco anos.

De ressalvar que, para efeitos penais, funcionário é o agente administrativo, o empregado da função pública e jurisdicional, o gestor público, o trabalhador de uma empresa pública e aquele que desempenha funções políticas.

Aos autores dos crimes de colarinho branco, como são conhecidos os actos ilícitos atrás descritos - só seria aplicável a prisão preventiva se actuassem em associação criminosa. Porque o anteprojecto do novo Código de Processo Penal (CPP) elaborado pela Unidade de Missão para a Reforma Penal prevê a aplicação da prisão preventiva à criminalidade altamente organizada punível com prisão superior a três anos (onde já entra o tráfico de influências e a corrupção activa). Fora disso, ou seja, sem associação criminosa , o juiz deixa de poder aplicar a pre-ventiva como medida de coacção.
De fora da prisão preventiva ficarão ainda os crimes de passagem de moeda falsa, contrafacção de valores, alguns tipos de furto qualificado, a insolvência danosa, no caso em que a falência chega mesmo a ser decretada, e a administração danosa de uma empresa do sector público ou cooperativo. Também estes são puníveis com pena de prisão até cinco anos. E o anteprojecto do novo Código Penal, também elaborado pela Unidade de Missão, não prevê qualquer alteração à medida da pena, nem nestes casos nem nos dos crimes de colarinho branco.

Instado pelo DN a comentar tal alteração, um membro da Unidade de Missão para a Reforma Penal confirmou que crimes como o tráfico de influência e a corrupção activa ficam de fora da prisão preventiva, "excepto no caso de associação criminosa", esclarecendo que, perante a necessidade de se definir um novo marco para a preventiva, a Unidade acabou por optar pelos cinco anos. E foi esta a proposta que seguiu no anteprojecto do CPP entregue ao Governo e já aprovado na generalidade em Conselho de Ministros.

Mas, num contacto posterior, Rui Pereira, o presidente da Unidade de Missão, afirmou ao DN que o grupo de trabalho está a preparar "esta semana" uma proposta de alteração ao anteprojecto do CPP de forma a que a tal excepção da criminalidade organizada englobe o tráfico de influências, a corrupção activa e o branqueamento de capitais.

Resta saber se o Governo aceita tal proposta. E também o PSD.

- DN

sexta-feira, outubro 06, 2006

Sondagens

O resultado das sondagens da Eurosondagens (soa a redundância!!), refer que se neste momento tivessem lugar eleições legislativas o PS e o seu (des)Governo voltavam a ganhar por maioria absoluta!!

Das duas uma, ou o método das sondagens deixa muito a desejar, ou os portugueses são masoquistas; eu opto por ambas as hipóteses!
O método deixa muito a desejar, e os portugueses são dos maiores masoquistas que a história deu à estampa.
O chamado: quanto mais me bates, mais eu gosto de ti. Esta frase resume os portugueses.

Já vai fartando tanta tolice, assim como é cada vez mais desconcertante ver a propaganda a favor deste (des)Governo em todos os canais televisivos. A título de exemplo, uma coisa absolutamente corriqueira de suposta pouca importância:

avisam/noticiam/lançam a bisca para ver se pega:

o preço do fornecimento de água corrente, vai aumentar (exorbitantemente) para um (1) euro por metro cúbico para o ano que vem. (!!!)

Os meios de comunicação são verdadeiros meios para "vê lá se pega", "se os patos comerem, aplicamos, se não comerem temos que dar a volta para ir buscar onde conseguirmos enganá-los".

Fetch your riffles.

Concentração

Ontem, feriado - num fim de semana prolongado ou de ponte, teve lugar a maior concentração de uma classe profissional desde o glorioso 25.

Num feriado. De um fim de semana prolongado.
Não se tratou de uma greve, mas de uma concentração.
Já não há lugar áquela situação do: estão a aproveitar-se de um fim de semana prolongado para ir de férias.

Aquela classe profissional está a dar, de facto, sinais claros e inequívocos de que estão fartos deste (des)Governo. Um Governo prepotente e arbitrário.

Mas não são só aqueles profissionais que estão fartos, muitos outros também o estão, e já esteve mais longe o tempo de todos os descontentes marcharem pelas ruas contra decisões arrogantes demonstradas até ao momento.

Um Cavalheiro

Daniel Brás Marques.



As pedras falam? pois falam
mas não à nossa maneira,
que todas as coisas sabem
uma história que não calam.

Debaixo dos nossos pés
ou dentro da nossa mão
o que pensarão de nós?
O que de nós pensarão?

As pedras cantam nos lagos
choram no meio da rua
tremem de frio e de medo
quando a noite é fria e escura.

Riem nos muros ao sol,
no fundo do mar se esquecem.
Umas partem como aves
e nem mais tarde regressam.

Brilham quando a chuva cai.
Vestem-se de musgo verde
em casa velha ou em fonte
que saiba matar a sede.

Foi de duas pedras duras
que a faísca rebentou:
uma germinou em flor
e a outra nos céus voou.

As pedras falam? pois falam.
Só as entende quem quer,
que todas as coisas têm
um coisa para dizer.


- Maria Alberta Menéres, Conversas com versos

quinta-feira, outubro 05, 2006

O Principezinho



(...)

E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho que se voltou mas não viu nada.
- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? perguntou o principezinho.
Tu és bem bonita.
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o princípe, estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa.
Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- O que quer dizer cativar ?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa.
Significa criar laços...
- Criar laços?
- Exactamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.
E eu não tenho necessidade de ti.
E tu não tens necessidade de mim.
Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo...
Mas a raposa voltou a sua idéia:
- A minha vida é monótona. E por isso eu aborreço-me um pouco. Mas se tu me cativas, a minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei o barulho dos passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. O teu chamar-me-á para fora como música.
E depois, olha! Vês, lá longe, o campo de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro. E então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo que é dourado, far-me-á lembrar de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...
A raposa então calou-se e penso durante muito tempo no príncipe:
- Por favor, cativa-me! disse ela.
- Bem quisera, disse o principe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.
- Só conhecemos bem as coisas que cativamos, disse a raposa. Os homens não tem tempo de conhecer nada. Compram tudo pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens já não têm amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me!
Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa.
Mas tu não a deves esquecer.
Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas"


- Antoine de Saint-Exupéry

quarta-feira, outubro 04, 2006

Afixe-se

Publicação anual das dívidas do Estado

Esta seria uma excelente medida, para equilibrar a publicação das listas dos devedores do Estado, afixe-se a lista dos credores do Estado.

Muito possivelmente serão muitos os nomes que constariam de ambas as listas:

a de devedores, e
a de credores

terça-feira, outubro 03, 2006

Porque sim II



"Vem por aqui" – dizem-me alguns com olhos doces,
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho os com olhos lassos,
(Há nos meus olhos ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...

(...)

Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde,
Porque me repetis: "Vem por aqui"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?
Corre nas vossas veias sangue velho dos avós.
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátrias, tendes tetos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios.
Eu tenho a minha Loucura!
Levanto-a como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

(...)

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou,
– Sei que não vou por aí!


- Régio

Porque sim



Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não

Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.


- Sophia de M. B. A, Porque

segunda-feira, outubro 02, 2006

Simplicidade

Esta é ...

... não só digna de constatação - revela aquilo que muitos já sabem há muito tempo, assim como o momento escolhido para ser divulgada é também ele assaz interessante...!!

Ratzinger fez cartilha secreta para "ocultar crimes sexuais"

O mundo está cheio de esconde-esconde e propaganda abjecta.

Ainda falam em princípios espirituais das estruturas religiosas...

O estado de Portugal

Desemprego alastra entre professores universitários

Está a aumentar o número de professores universitários no desemprego ou em situações extremas (e ilegais) de precariedade. O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) calcula que, desde Julho, mais de uma centena de docentes universitários do superior público, com horários a 100%

(...)

- DN

Este é o estado de Portugal.
Faz lembrar aqueles indivíduos que, chegando à andropausa, trocam a mulher de 50 anos por duas de 25...

País civilizado...?!! Pois ...

Podem esperar deitados

Partidos e autarcas à espera de intervenção de Cavaco

Com Cavaco Silva colocado bem no centro da polémica, a revisão da Lei de Finanças Locais entra esta semana numa fase absolutamente decisiva, depois da azeda troca de acusações e do voltar de costas entre os dirigentes da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e os responsáveis pela revisão da lei no Governo: António Costa, ministro da Administração Interna, e Eduardo Cabrita, o secretário de Estado que tem o dossier na secretária.

(...)

- DN