sexta-feira, setembro 29, 2006

Mistério



Gosto de ti, ó chuva, nos beirados,
Dizendo coisas que ninguém entende!
Da tua cantilena se desprende
Um sonho de magia e de pecados.

Dos teus pálidos dedos delicados
Uma alada canção palpita e ascende,
Frases que a nossa boca não aprende,
Murmúrios por caminhos desolados.

Pelo meu rosto branco, sempre frio,
Fazes passar o lúgubre arrepio
Das sensações estranhas, dolorosas…

Talvez um dia entenda o teu mistério…
Quando, inerte, na paz do cemitério,
O meu corpo matar a fome às rosas!


- Florbela Espanca

quinta-feira, setembro 28, 2006

A Cruz e a espada



Daniel Brás Marques, no Nortadas, publica um excelente artigo filosófico, e principalmente reflectido e com Alma dentro.

Não compartilhando em grande parte, não posso deixar de valorizar e observar da excelência do mesmo, e da real e verdadeira posição de quem acredita e defende algo em que acredita; algo que vai sendo cada vez mais raro neste mundo.

Concordando ou não, partilhando ou não, saúdo daqui quem se bate com substância.

quarta-feira, setembro 27, 2006

A Johnson Control

O PSD pediu a audição no Parlamento do Ministro da Economia relativamente à saída da empresa Johnson Control do território português.

Trata-se de um erro continuado.

O Estado português não deve, nem pode, imiscuir-se no sector privado.
Mantém-se a ideia socializante de que o Estado deve subsidiar e controlar as empresas privadas; subsidiar os problemas financeiros, controlar os investimentos, e ao mesmo tempo, retirar grandes impostos, leia-se grandes dividendos do trabalho do sector privado, integrando esses investimentos num bolo indistinto e irreconhecível que vai alimentado um estado do Estado.

- Enquanto os políticos, todos eles, principalmente os que exercem o poder, e aqueles que gravitam à volta deste e destes, não tomarem consciência de que os impostos têm que descer por forma a permitir que a economia nacional, primeiramente a privada e em sua consequência a economia pública (e não o inverso, parâmetro do socialismo), Portugal não sairá do pântano, e continuará dependente de uniões europeias e de quaisquer outros organismos ou associações internacionais que subsidiem o descalabro do monstro - gordo e balofo, pelo menos para alguns.

- Enquanto os políticos, que exercem o poder ou aqueles que aí gravitam, não compreenderem que o Ministro da Economia ou o nome ou embalagem que lhe queiram dar, não é responsável, nem pode ser responsável, pelos investimentos nacionais e internacionais no país, não chegaremos muito longe.
Assim como não é líquido que sejam atribuídos grandes e enormes subsídios a empresas nacionais e/ou internacionais para investir no território durante X anos (X anos subsidiados à custa do dinheiro dos contribuintes portugueses) e após esse período, ou nem sequer cumprindo esse período, deixam o território português rumando a outros locais onde os investimentos e lucros são mais apelativos.

Têm toda a legitimidade para o fazerem.
Enquanto os impostos em Portugal não forem baixos, à imagem de outros países europeus, nem o investimento, nem o emprego, nem o nível de vida aumentará.

Enquanto o poder não tomar consciência que o monstro não pode sobreviver à custa da vida daqueles que o alimentam, permitindo àqueles que o alimentam transformar os rendimentos do seu trabalho em riqueza pessoal e nacional, não só será um poder ténue e passageiro, como será um contrapoder aos próprios cidadãos; cidadãos anestesiados e autómatos sem qualidade de vida, sem auto-estima e sem dignidade.

Um Parlamento, um Governo, e um Estado deve respeitar em plenitude os direitos dos seus cidadãos, não apenas cobrar as suas obrigações.

Ao Ministro Pinho, V. Exa. poderá enviar o seu motorista no seu esplêndido Jaguar que dá, pelo menos, 212 km/h para entregar uma nota ao Parlamento:

Meus Senhores, o Ministro da Economia nada tem a ver com as decisões do sector privado.

Investigação paralela?!!

Parlamento realiza investigação paralela

A Assembleia da República vai ouvir a 17 de Outubro entidades relacionadas com a gestão e fluxo do espaço aéreo, no seguimento da polémica dos voos da CIA que alegadamente transportavam prisioneiros de guerra e que terão passado por aeroportos europeus. A Comissão de Negócios Estrangeiros apreciou e aprovou ontem, por unanimidade, um relatório nesse sentido, feito pelo socialista Vera Jardim, e ao mesmo tempo a criação de uma "Comissão para a apreciação dos procedimentos que têm sido adoptados e fragilidades do sistema". Pelo Parlamento irão passar o Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a Direcção-Geral das Alfândegas e a Direcção-Geral de Aeronáutica.

Ao DN, o deputado admite que a ideia "é fazer um trabalho de auditoria para tentar saber quais são os voos que aterram em Portugal". O que, para Vera Jardim, nada tem a ver com a informação que o Ministério dos Negócios Estrangeiros estará a reunir para remeter à Comissão do Parlamento Europeu sobre a CIA, presidida pelo eurodeputado Carlos Coelho. "São duas vias paralelas", diz Vera Jardim.

Isso mesmo confirma José Luís Arnaut, deputado do PSD e presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros: "Pelo passado irá responder o Governo, nós na AR queremos antes saber quais são as medidas correctivas que deverão ser tomadas, no seguimento aliás de recomendações da última reunião do Conselho da Europa". Mesmo em relação ao que terá sucedido com a passagem por espaço aéreo nacional de aviões da CIA, o antigo ministro do PSD lembra que "o controlo é do parlamento português e, como tal, o Governo irá informar-nos primeiro", diz ao DN. Esta semana, Luís Amado escreveu à Assembleia da República - ao presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros - a explicar que tinha decidido ser ele próprio a coordenar toda a recolha e processamento de informação que o MNE irá avançar aos deputados e, num segundo momento, ao Parlamento Europeu. O ministro não avançou com um prazo para prestar esclarecimentos.

- DN

Onde é que o jornalista se vai basear, para colocar um título destes:

- Parlamento realiza investigação paralela

Paralela com quem, ou com o quê?!

O Parlamento tem competência para tanto, leia a CRP.

MNE autorizou consulado a não fazer descontos

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) autorizou o Consulado Geral de Portugal em Londres a não fazer descontos para a segurança social. Segundo um documento a que o DN teve acesso, datado de 2003, o vice- cônsul daquela cidade informou o MNE que a contribuição para a segurança social, a ser feita, diminuiria os ordenados dos trabalhadores para valores muito baixos para o custo de vida no país.

"Permita-me chamara atenção de V. Exa. para a área de contribuição para o sistema fiscal britânico, que a ser cumprido pelas partes contratantes diminuiria os salários dos contratados para valores incomportáveis para o custo de vida do Reino Unido", afirma o responsável, num fax enviado ao Departamento Geral de Administração. Assim, o vice cônsul afirma que optou "pela manutenção do ponto XI, que já foi aplicado em contratos anteriores". Esta cláusula refere que as responsabilidades legais e fiscais "ficarão inteiramente" a cargo do contratado. Visto tratar-se de um contrato de trabalho a termo certo, e segundo a lei portuguesa, esta responsabilidade pertence à entidade patronal e não ao empregado.

No entanto, o vice-cônsul reconhece no documento que está "previsto na requisição de fundos o pagamento daquela contribuição pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros à Segurança Social Britânica". Na resposta enviada pelo MNE para Londres, Manuel Moreira Andrade, na altura director do Departamento Geral de Administração, afirma que "não existem objecções às minutas propostas".

Contactado pelo DN, o MNE afirmou que vai emitir um comunicado sobre o assunto, mas até ao fecho desta edição não foi possível obter o documento.

- DN

Dedicado ao pessoal...

... do Consulado-Geral de Portugal em Londres

Não esmoreçam pessoal!



My my, at waterloo napoleon did surrender
Oh yeah, and I have met my destiny in quite a similar way
The history book on the shelf
Is always repeating itself

Waterloo - I was defeated, you won the war
Waterloo - promise to love you for ever more
Waterloo - couldn’t escape if I wanted to
Waterloo - knowing my fate is to be with you
Waterloo - finally facing my waterloo

My my, I tried to hold you back but you were stronger
Oh yeah, and now it seems my only chance is giving up the fight
(this one isn't right)
And how could I ever refuse
I feel like I win when I lose


Waterloo - I was defeated, you won the war
Waterloo - promise to love you for ever more
Waterloo - couldn’t escape if I wanted to
Waterloo - knowing my fate is to be with you

And how could I ever refuse
I feel like I win when I lose

Waterloo - I was defeated, you won the war
Waterloo - promise to love you for ever more
Waterloo - couldn’t escape if I wanted to
Waterloo - knowing my fate is to be with you
Waterloo - finally facing my waterloo


- ABBA, Waterloo

terça-feira, setembro 26, 2006

Charge!!

Funcionários do consulado de Londres apresentam queixa-crime contra MNE

Cerca de metade dos trabalhadores do Consulado Geral de Portugal em Londres acusam o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de fraude e abuso de confiança contra a segurança social. Assim sendo, três funcionários daquele organismo entregaram ontem uma queixa-crime no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) em Lisboa, afirmando que o ministério não tem feito os descontos devidos, em alguns casos, desde 1999.

"Em causa está o facto do MNE não estar a entregar à segurança social a devida contribuição dos trabalhadores, nem estar a efectuar o pagamento obrigatório que, enquanto entidade patronal, está obrigado a fazer", afirmam os funcionários em comunicado.

Segundo o documento, esta situação abrange 19 trabalhadores contratados do Consulado em Londres, num total de 30 funcionários. A queixa-crime é interposta por 14 destes colaboradores, devido ao "conhecimento desta grave irregularidade e a continuada ausência de respostas por parte do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, [António Braga]", explica o comunicado. Tanto este responsável como o director da Direcção-Geral da Administração, Renato Marques, são responsabilizados no processo.

Os três representantes da Comissão Ad Hoc de Trabalhadores Contratados do Consulado Geral de Portugal em Londres, que se encontram em Portugal para apresentar a queixa-crime, convocaram para hoje uma conferência de imprensa no Largo das Necessidades, em Lisboa, para "fornecer informações complementares sobre o processo".

Esta acção judicial é o culminar de um movimento iniciado já há alguns meses por parte dos trabalhadores, que no passado mês de Agosto fizeram greve durante uma semana, depois de não haver "qualquer avanço nas negociações com o MNE", afirmava Paulo Coimbra, membro da Comissão de Trabalhadores, em declarações ao JN.

Aparentemente, as irregularidades com a Segurança Social não ficam só por Londres. Em Maio, o Jornal de Negócios noticiava que funcionários consulares no Brasil não conseguiam concluir o seu processo de aposentação, já que o Estado não os inscreveu no sistema de Previdência Social brasileiro, apesar de ter efectuado os descontos associados.

Contactado pelo DN, o MNE não quis comentar este processo.

- DN


A deveres correspondem direitos.
E esses direitos podem e devem ser exercidos.

Apoiado.
Go for it boys and girls!

segunda-feira, setembro 25, 2006

Das Espanhas

Chegam notícias da entrevista que o PR português deu a um jornal do país vizinho.
A primeira entrevista após tomada de posse foi concedida a um jornal estrangeiro; o facto causou grande comoção nos meios comunicacionais portugueses.
A questão reside na relevância de tal facto, era exigível que a mesma fosse dada em Portugal?
Pessoalmente considero irrelevante.

As Espanhas continuam a apresentar resultados extraordinários comparativamente ao nosso país; os espanhóis têm conseguido organizar-se, disciplinar a vertente pública e permitir a liberdade da iniciativa privada e da criação de riqueza. Os impostos, mais baixos que em Portugal, são uma das razões para tal.

Enquanto Espanha avança e vai conquistando o seu lugar na cena europeia; Portugal vai ficando para trás, não em reporte a uma UE a 15, mas já no quadro de uma UE a 25!
Não tarda muito, numa bela manhã de nevoeiro, Portugal acorda e está no final da cauda da UE a 25.

Razões, muitas. Portugal estagnou, os portugueses estão deprimidos, a economia é de papel cochet, e os idos de Eça e Ortigão teimam em permanecer.

As Espanhas? Essas, embora aos solavancos separatistas, continuam de boa saúde e recomendam-se.
Olé!

Direito internacional privado caricato

domingo, setembro 24, 2006

Canção de Outono



Les sanglots longs
Des violons
De l'automne
Blessent mon coeur
D'une langueur
Monotone.

Tout suffocant
Et blême, quand
Sonne l'heure,
Je me souviens
Des jours anciens
Et je pleure.

Et je m'en vais
Au vent mauvais
Qui m'emporte
Deçà, delà,
Pareil à la
Feuille morte.


- Paul Verlaine, Chanson d'Automne

sábado, setembro 23, 2006

Proposta de cortes deixa tropa surpresa

As Finanças apresentaram uma proposta de cortes orçamentais no Ministério da Defesa que está a deixar responsáveis militares, ouvidos pelo DN, quase em estado de choque pela dimensão que podem ter no funcionamento das Forças Armadas (FA).

Apesar de não haver quaisquer decisões nessa matéria, por se estar numa "fase inicial", e de as negociações poderem evitar danos significativos, a questão é tão sensível que todos os porta-vozes do Ministério e dos ramos disseram desconhecer o assunto - ou recusaram fazer quaisquer comentários sobre o dossier que dominou a reunião de quarta-feira do Conselho de Chefes de Estado-Maior.

(...)

- DN

Então e as nouvelles demandas de além-mar, continentes e outras terras e gentes?!!!
E as vacances no Líbano ...?!

A comunidade internacional não vai ficar satisfeita ...

Guerra (?) das autarquias

O Rocinante põe o dedo na ferida.

Two birds of the same feather

Trata-se de uma expressão anglo-saxónica em que, numa das leituras possíveis, considera que:

duas pessoas em sintonia, pensam de forma idêntica!

Há expressões muito interessantes que, tal como os carácteres chineses, são capazes de formarem um quadro, e um cenário, que só por si, querem dizer tudo - são expressão acabada do que se pretende significar!

quinta-feira, setembro 21, 2006

Ineficácia das autoridades

Neste artigo, JCD - Blasfémias, dá conta que um indivíduo de nome Anjem Choudary, um radical/fundamentalista islâmico, aparentemente a residir em Londres, afirmou perante uma manifestação pública de consócios que o chefe da Igreja católica devia ser executado.

Tudo isto, aparentemente, se passou nas barbas da polícia londrina, sem que tenha havido intervenção por parte das forças da ordem pública para por cobro a este crime.

Porque é crime o incitamento ao ódio e à violência, contudo as autoridades britânicas nada fizeram, e limitaram-se a assistir aos desatinos criminosos do indivíduo e dos seus acompanhantes.
Não é de um protesto que trata a manif, mas sim de crime. E de difusão, uma vez mais sem qualquer atenção, a questões de ódio e de morte.

Mal vai o país, cujas autoridade permitem estas situações sem intervir.

Sem comentários

Autarcas fazem congresso para contestar o Governo

Será em congresso, no dia 4 de Outubro, em Lisboa, que os 308 municípios portugueses irão unir esforços para decidir a resposta a dar ao Governo que, através da alteração da lei de finanças locais, promete mudar radicalmente as regras do financiamento municipal.

A decisão, tomada ontem por unanimidade pelo conselho geral da Associação Nacional de Municípios (ANMP), surge na sequência da proposta de alteração da Lei de Finanças Locais. Os autarcas acusam o Governo de fazer uma proposta que, a vigorar, conduzirá à insolvência algumas câmaras e impossibilitará outras de cumprir investimentos prometidos às populações, comprometendo o desenvolvimento do País. "É o ataque mais gravoso" ao Poder Local, afirmou o presidente da ANMP, Fernando Ruas (autarca do PSD em Viseu).

Além das novas regras para o endividamento - que impossibilitam 205 autarquias de recorrer ao crédito e atiram para a ilegalidade financeira câmaras que não tinham esgotado a capacidade de contracção de dívida -, a ANMP chama a atenção para eventuais inconstitucionalidades. A alteração aos limites do endividamento, a obrigatoriedade de certificação das contas municipais por um auditor externo e o limite das despesas com pessoal são, segundo os autarcas, violações ao principio da autonomia. Também o montante geral das transferências da Administração Central, através dos fundos municipais, a participação variável de 3% no IRS dos munícipes e os critérios de distribuição para os concelhos (relacionados com o número de habitantes) são outras das discordâncias da ANMP.

PSD atento à autonomia

O líder do PSD admitiu que a proposta do Governo contém aspectos que podem afrontar a autonomia do Poder Local. Em Mafra, Marques Mendes lembrou que a autonomia das autarquias é uma conquista da democracia e um princípio constitucional. "Afrontar a autonomia do Poder Local é afrontar as populações. Não se trata de uma questão corporativa dos autarcas, mas sim de defender os interesses das populações, o interesse do seu desenvolvimento e futuro", disse.

Já o secretário de Estado da Administração Local acusou a ANMP de pretender manter o actual modelo de repartição de verbas. "É dramático que a única proposta que a ANMP tenha é que deve ficar tudo na mesma" disse Eduardo Cabrita, acrescentando que "os portugueses não confiaram neste Governo para que tudo fique na mesma".

Cabrita garantiu não temer a "revolta" autárquica perante a proposta de lei que será discutida no Parlamento a 11 de Outubro - precisamente uma semana depois do congresso dos autarcas.

- DN

quarta-feira, setembro 20, 2006

À atenção do pessoal

Oh pessoal da tertúlia, a iniciativa privada anda pelas horas da amargura...!!
Então como é que é?! Há confraria esta semana, ou não há?
Estão à espera de convite?

O que falta na imagem de baixo, é a imagem que a segue, a qual se ofereceu em tempos a Perle e Frum - um meio de transporte para alcançarem a tão desejada empresa!!
(Chamo a atenção para a expressão do Annan!!)



Bush relança democracia contra radicais islâmicos

O Presidente dos EUA apelou ontem à comunidade internacional para que reforce o seu apoio aos esforços dos Estados islâmicos para implementar a democracia no Médio Oriente e no mundo árabe.

Recuperando o discurso que antecedeu a invasão do Iraque (e que lhe serviu de pretexto adicional para justificar o derrube de Saddam Hussein em 2003), George W. Bush realçou os diferentes processos eleitorais que estão, ou que estiveram, em curso nos Emirados Árabes Unidos, Koweit, Arábia Saudita, Bahrein, Jordânia, Iémen, Egipto e Argélia como prova do que está a mudar na região.

(...)

- DN

Eina, eina

É só distinções à minha pessoa!!

Muito obrigada, oh Besugo :))

O mail está ali para baixo no final da coluna dos links (com uma imagenzinha de carta), e tanto assim que a p... do spam caí às pallettes, não em resmas!
Mas, também não vale a pena por nenhum sinal de anti-spam que esse pessoal nem quer saber das coisas!

Um abraço, para quem merece coisas bonitas, porque Besugo é peixe de águas profundas; e, se assim não for, lá pelas tabelas da classificação piscícola, também não faz mal, a partir de agora fica assim :))

Ora, aqui fica o endereço:

ecletico@gmail.com

Estão de volta!

O Blogame Mucho, agora com endereço diferente, coisas de impulsão informática

Novidade via Dragão

terça-feira, setembro 19, 2006

Parabéns ao novo PGR indigitado

Presidente nomeou Fernando José Pinto Monteiro

O Presidente da República, Cavaco Silva, anunciou hoje que vai nomear o juiz conselheiro Fernando José Matos Pinto Monteiro para procurador-geral da República (PGR), anunciou a Presidência.

- Lusa

Religião e paz

Este artigo de Ernesto Serna, no Nortadas, está absolutamente imperdível.

É corajoso, sim Sr..

Post Scriptum

Espero que lá em casa tenha uma pomadinha para as queimaduras! :))

Reuniões secretas?!!

Diz o DN que tiveram lugar Reuniões secretas em São Bento sobre novo PGR

Ora, como é que reuniões que aparecem nos órgãos de comunicação sociais podem ser secretas?!
Se são do conhecimento público, não são secretas.

Puro contrasenso.

segunda-feira, setembro 18, 2006

É só raios!!!

Gostei deste parágrafo:

Algum de entre eles lamentou que o Corão seja utilizado como pretexto sagrado para, por exemplo, perpetuar a obscena menorização das mulheres?

O Coirão como a quase totalidade dos, ditos, textos sagrados!!!

Relembrando aquela tirada do Adão e da Eva ... textos de pechisbeque.

Mas há uma forma de cortar o mal pela raíz



Sejam eles muçulmanos, cristãos ou outros.
É pegar na espada que impõe as estruturas, e colocá-la a funcionar para fins mais concretos, a chamada: cirúrgia estética, ou como se produz uma voz afinadinha.

domingo, setembro 17, 2006

Propaganda bloquista

Não há dúvida que o BE tem acesso directo a todas a televisões.

Também pudera, com tanto espalhafato e palhaçada, qual a televisão que não faz um directo, e dá tempo de antena a um circo político?! Vende bem, atrai as atenções (nem que sejam negativas)...!

A atitude da PSP é interessante! Ver agentes da autoridade permitirem todo o tipo de violações à Lei, quando em causa estão estas pessoas e o seu carnaval, e principalmente se estiverem televisões presentes!
Nada muda neste país ...
Espero que tivessem autorização do Governo Civil de Lisboa.

Foi ver a debandada geral após o término dos directos, e o fogo barulhento do durante. As outras pessoas que se lixem, o que lhes interessa é fazer estardalhaço. E nisso, foram bem sucedidos, fizeram.

Irritante

Tenho o meu jardim invadido por uma bando de palhaços do BE.

Uma marcha qualquer, sobre qualquer coisa. Podia ser sobre pevides.
Gostam mesmo é de fazer barulho e incomodar os demais.

Invadem tudo, e não respeitam ninguém.
Transformam um local calmo e pacífico, numa sarabanda de barulho estúpido e incomodativo.

Como é que se lembraram de vir para aqui?!! Porquê que não vão pastar para outro lado?
Um domingo estragado.

sábado, setembro 16, 2006

Movimento oco

A propósito da entrega pelo PS de um novo projecto de referendo sobre despenalização do aborto no Parlamento o movimento anti-aborto "Juntos pela Vida" anunciou que vai pedir a inconstitucionalidade do referendo, por considerar que viola os direitos fundamentais dos cidadãos.

Para ser rápida e directa, direi que se trata de um movimento de tolos, no mínimo, embora a vontade fosse de apupá-los de outros nomes.

Estas pessoas parece que não sabem ao que estão, nem tão pouco entendem politicamente o que se passa no país.

Este Juntos pela Vida, parece desconhecer que em Portugal, neste momento concreto e preciso, existe uma MAIORIA ABSOLUTA do partido socialista, que não apenas por si, mas congregando os votos da esquerda pode fazer passar até a liberalização da IVG.
Desculpem lá, mas em que mundo, e país vivem?! Na estratosfera, por certo. Qual inconstitucionalidade do Referendo qual carapuça ...

Se não for possível submeter a questão a Referendo e ao voto popular, a esquerda em peso passa da despenalização à liberalização num ápice, e nem passa cavaco a ninguém.
Esclarecidos?

Bento, bento, parrecos à parte!!

:))

O que está em causa não é a questão de, se uma religião se impôs mais à lei da espada do que outra!

Pois sendo ambas mainstream não alcançaram tal estatuto apenas pelos lindos olhos dos seus princípios espirituais! Princípios que deveriam ser núcleo, razão e essência.
Mas não, foram os princípios desprezados e as estruturas que de espirituais, pouco ou quase nada têm, impostas à lei da espada.
Muito poucas religiões mainstream se assentaram por si, recorrendo em regra à promiscuidade entre o poder sagrado e o poder profano.

O chefe máximo de um Igreja, seja ela qual for, não pode dissertar sobre situações profanas como uma pessoa designada por comum; tem responsabilidades acrescidas, e deve a todo o tempo considerar a vida do ponto de vista espiritual.
Tão pouco pode recorrer a figuras de estilo - discurso de um imperador (ainda por cima "Bizâncio" ...) para ilustrar as falhas e desatinos de outra religião (também ela mainstream); mais ainda porque, tem perfeita consciência dos efeitos e consequências que as suas palavras podem causar.

Ora, a rapaziada mencionada pode ser tudo aquilo que referiu, e até muito mais, mas a personalidade que proferiu tais palavras, não o podia ter feito.
As consequências serão sentidas pelos católicos que habitam em áreas onde os visados são dominantes. Responsabilizar-se-á por tais consequências? Ou fará como Pilatos? Pois não conseguirá conter os actos que venham, e já há notícias de terem ocorrido, contra católicos nesses locais.

Resumindo, faria melhor figura se fecha-se o bico e fala-se de questões espirituais que, essas sim, são da sua competência.

Não fugindo à questão do Crescente e da respectiva espada que impõe princípios espirituais:

não podem ser princípios espirituais aqueles que evocam imagens destrutivas e violentas. Que impõe aos demais princípios a que estes não adiram pesssoal, voluntária e conscientemente.

Guerra Santa? Isso não existe. Guerra é o oposto de Santa.
O profano e o sagrado, uma vez mais, a serem invertidos e promiscuidos numa só embalagem.

Semanário Sol



Estive a ler o novel semanário Sol.

O novo projecto editorial de semanário liderado pelo Engº Saraiva, e mais um núcleo duro de ex-expressos.
Ora, uma das razões que me levou a deixar de ler e comprar o Expresso, foi exactamente o Sr. Engº Saraiva, e as suas capas e notícias fabricadas, constantemente desmentidas. A determinada altura o Expresso deixou de ser, sequer, respirável.

Deixando este preconceito à parte, devo dizer que o Sol foi uma leitura muito interessante e equilibrada. Um grafismo apelativo, e o preço muito convidativo.
Achei de particular ironia aquela chamada de atenção para o facto de:

Um jornal que vale por si
Este semanário não oferece brindes
Nem faz promoções


Eheheh - vamos lá ver qual o repto da próxima semana!

Não há dúvida que o grafismo é meio caminho andado para vender o semanário, mas (há sempre um mas, não é verdade) o preço de venda (2 euros - excelente preço de aquisição, reflecte um preço aceitável para o adquirente do semanário) não será suficiente, a meu ver, para custear os custos fixos totais do semanário!! Se este valor se manterá, ou se é apenas valor de lançamento, fica por esclarecer, mas, se é para se manter, e tendo em conta a vontade do Engº Saraiva em bater o Expresso num prazo de seis meses, parece um risco tremendo!
De qualquer forma, cada qual assume os riscos que entender.

Já da publicação em si, algumas crónicas para esquecer; provenientes de cabeças ocas e venais, enfim... para encher manhãs e imaginários masculinos...

Mantenho pé atrás em relação ao Engº Saraiva, mas a equipa parece ter lançado um semanário, realmente, cheio de Sol e de notícias interessantes.
Votos de continuação.

Apenas uma curiosidade, contaram-me hoje, e a propósito do nome do semanário, que não é um título novo, nem inovador, trata-se de um título que existia durante a II Guerra Mundial, no qual davam conta das várias posições na guerra!
A longa vida e experiência de quem contou esta curiosidade, é inestimável!
São estas coisas que fazem valer!

Blogamemucho

Oh Besugo, oh Besugo!!

O que é que se passa com o Blogamemucho?!! Desapareceu, evaporou-se, foi um ar que lhe deu?!!

Qué pasa?

sexta-feira, setembro 15, 2006

Bento XVI

Mas que raio ..., não te esqueças desta tua premissa no futuro!!

As afirmações públicas de Bento XVI (uma vez sem exemplo, o Papa - porque Papa só tenho um, o meu Pai e mais nenhum.) fez umas afirmações públicas, perante um auditório académico (e daí, são o quê, juízes de alguma coisa?!! Apenas mais uns)sobre uma interpretação histórico-filosófica acerca de factos com relevância, cultural, teológica e civilizacional? Ou sobre o que lhe apetecer? Ora aí é que está o busílis da coisa! É que, esta pessoa, desempenha determinadas funções cujo teor não se compadece com este tipo de leitura ou interpretação histórico-coisa, etc e tal.

Esta pessoa, é o chefe e defensor de uma Igreja, é suposto ser alguém que apresenta a todos os momentos uma atitude, apetência e postura espiritualizada. A meu ver é por isso que é o chefe máximo, porque alcançou essa postura necessária (penso eu de que...).Que defende princípios do Espírito, princípios espirituais.

Ora, ao chamar a si as palavras de um imperador (um IMPERADOR) que via outra religião da forma como foi retratada, o chefe espiritual da Igreja católica não ficou nada bem na fotografia, é porque, aquilo que ele afirmou em relação àquelas outras pessoas árabes da difusão da fé pela espada, malgré, podia dizer o mesmo dos cruzados, que difundiram a fé pela espada.

Não é por aí, pois não? Eu, pelo menos, penso que não.
Esse tipo de argumento pode sempre ser refutado, com argumentos idênticos da outra parte, que também os têm para utilizar.
Nestas histórias/estórias não há meninos do coro.
Um chefe espiritual deve ter sempre o cuidado de não apelar à violência, ou suscitar naqueles que ouvem sentimentos negativos.

Quanto àqueles que se consideraram ofendidos, provavelmente têm motivos para tanto, eventualmente se fizessem o mesmo em relação aos católicos tal teria o mesmo efeito, ou daí, talvez não.

quinta-feira, setembro 14, 2006

Natascha, a manipuladora

Antes do mais, sou uma apreciadora incondicional da revista Sábado, uma excelente revista.

Hoje, saiu o nº 124, na capa a foto da menina (actualmente com 18 anos) que foi raptada com 8, ou seja, esteve 10 anos sequestrada por um ... um ..., que a mantinha como escrava sexual.

Mas, a capa diz mais, diz:

Natascha, a manipuladora
Como ela ficou traumatizada
com o sequestro de 8 anos:
exige controlar os pais,
os jornalistas e o dinheiro.


Devo referir que, por falta de tempo, não li o artigo, mas o título da capa suscita-me algumas observações:

Uma mulher, pois é de uma mulher que se trata; embora tivesse 8 anos à altura do rapto, os objectivos do ... rapidamente transformaram uma criança numa mulher. Uma mulher molho de bróculos sem dúvida. Ainda assim, foi obrigada a descer às profundezas do inconsciente, e descobrir o lado mais obscuro de qualquer ser humano, para poder sobreviver.

Manipuladora?
Eventualmente. Pois, muito provavelmente, foi isso que a manteve viva. E, deve saber como ninguém, todos os truques para obter o que quer.

Quanto a controlar os demais, também decorrerá das experiências por que passou.

Já no que diz respeito ao dinheiro e aos jornalistas , já é maior de idade. E trata de lucrar com algo pelo qual passou.
Sendo a sua intimidade que está em causa, não vejo porque tanto incómodo face a alguém que quer controlar a sua vida, e no decurso disso lucrar.

Os jornalistas, estão mal habituados, exploram as debilidades e as fragilidades alheias lucrando com isso, afinal, desta vez, apanharam pela frente uma pessoa que sabe o que quer, como quer, quando quer, e quais os resultados que pretende obter:
vai ser filme em Hollywood.

quarta-feira, setembro 13, 2006

Marketing e publicidade

Samora Machel, ao que consta, dizia:

Falem bem, falem mal, mas falem. (dele)

A primeira coisa que perguntava quando chegava a Portugal, era:

Então quais são as últimas que correm sobre mim?

O mesmo está a suceder em relação a um intelectual islâmico que apareceu num programa de televisão e que, subitamente, passou a ter uma publicidade descomunal!

A maior parte dos blogs fazem-lhe uma cobertura incrível!

Não podiam prestar-lhe maior tributo, e mais desvelo propagandístico do que referirem ad nausea tanto a pessoa como os ideiais que defende.

Estão contra? Sério?!
Olhem que não parece.

terça-feira, setembro 12, 2006

Genealogia da Moral

Criar um animal que pode fazer promessas - não é esta a tarefa paradoxal que a natureza se impôs em relação ao homem?
Não é este o verdadeiro problema do homem?...

O facto de que este problema esteja em grande parte resolvido, deve parecer ainda mais notável para quem sabe apreciar plenamente a força que actua de modo contrário: a do esquecimento.

Esquecer não é uma simples vis inertiae (força da inércia), como crêem os superficiais, mas uma força inibidora, activa, positiva no mais rigoroso sentido, graças à qual o que é por nós experimentado, vivido, em nós acolhido, já não penetra na nossa consciência em estado de digestão (ao qual poderíamos chamar "assimilação psíquica"),mas a todo o multiforme processo da nossa nutrição corporal ou "assimilação física".

Fechar temporariamente as portas e as janelas da consciência; permanecer imperturbado pelo barulho e a luta do nosso submundo de órgãos serviçais a cooperar e divergir; um pouco de sossego, um pouco de tábua rasa da consciência, para que novamente haja lugar para o novo, sobretudo para as funções e os funcionários mais nobres, para o reger, prever, predeterminar (pois o nosso organismo é disposto hierarquicamente) - eis a utilidade do esquecimento, activo, como disse, espécie de guardião da porta, de zelador da ordem psíquica, da paz, da etiqueta:

com o que logo se vê que não poderia haver felicidade, jovialidade, esperança, orgulho, presente, sem o esquecimento. O homem no qual esse aparelho inibidor é danificado e deixa de funcionar pode ser comparado (e não só comparado) a um dispéptico - de nada consegue "dar conta"... Precisamente esse animal que necessita esquecer, no qual o esquecer é uma força, uma forma de saúde forte, desenvolveu em si uma faculdade oposta, uma memória, com cujo auxílio o esquecimento é suspenso em determinados casos,­ nos casos em que se deve prometer:

não sendo um simples não-mais-poder-livrar-se da impressão uma vez recebida, não a simples indigestão da palavra uma vez empenhada, da qual não conseguimos dar conta, mas sim um activo não-mais-querer-livrar-se, um prosseguir-querendo o já querido, uma verdadeira memória da vontade:

de modo que entre o primitivo "quero", "farei", e a verdadeira descarga da vontade, seu acto, todo um mundo de novas e estranhas coisas, circunstâncias, mesmo actos de vontade, pode ser resolutamente interposto, sem que assim se rompa esta longa cadeia do querer.
Mas quanta coisa isto não pressupõe! Para poder dispor de tal modo do futuro, o quanto não precisou o homem aprender a distinguir o acontecimento casual do necessário, a pensar de maneira causal, a ver e antecipar a coisa distante como sendo presente, a estabelecer com segurança o fim e os meios para o fim, a calcular, contar, confiar - para isso, quanto não precisou antes tornar-se ele próprio confiável, constante, necessário, também para si, na sua própria representação, para poder enfim, como faz quem promete, responder por si como porvir!

- Nietzsche, I

Gold Bear



Bourse tumbles more than 3% as gold price plunge bludgeons resources

Stocks tumbled more than 3 percent yesterday as tumbling gold prices bludgeoned mining houses.

The gold mining index fell 6.27 percent after gold dropped below $600 an ounce for the first time in more than two months as investors weighed bullion's prospects in the face of lower oil prices.

That dragged the Top40 index 3.3 percent lower to 19 197.77 points, while the all share dipped 3.06 percent to 21 054.39 points.

AngloGold Ashanti fell 7.6 percent to R299.16, while heavily weighted diversified mining house BHP Billiton slumped 5.49 percent to R127.46. Harmony Gold tripped 4.14 percent lower to R91.50.

Gold Fields fell 6.97 percent to R134.90 after announcing plans to take control of the world's biggest gold deposit, South Deep, in a series of deals worth about $2.5 billion (R19 billion).

While analysts hailed the deals as a long-term boon for Gold Fields, some warned that it could hit the stock in the short term if prices for precious metals started to fall.

"If you take the view that we're on the edge of a resource downturn, then you don't want the company to gear up now," said Wayne McCurrie, a fund manager at Advantage Asset Managers.

Shares in Western Areas, which owns 50 percent of South Deep, bucked the downtrend, climbing 3.91 percent to R46.50 after Gold Fields said that as part of the deal, it would buy shares in Western Areas from JCI. It offered to buy all other outstanding shares in the firm.

Petrochemicals firm Sasol tripped 6.04 percent lower to R228.80 after oil dropped.

Financial stocks took a beating as investors fearing global inflation and interest rate hikes sold emerging market equities. Standard Bank slid 4.62 percent to R72.92, while Nedbank dropped 5.68 percent to R103.75.

- Business Report

segunda-feira, setembro 11, 2006

Noite parisiense

Chico Buarque volta a Portugal

Após 13 anos de ausência dos palcos portugueses, Chico Buarque regressa a Portugal no final de Setembro para sete concertos.

Mais depressa se apanha um ... Pinho

... do que um coxo!!

Manuel Pinho apanhado na A1 a 212 km/hora

O ministro da Economia, Manuel Pinho, foi apanhado no sábado na A1 em excesso de velocidade, a 212 km/hora, informa hoje o Diário de Notícias.
O titular da pasta da Economia estava atrasado para uma reunião com o presidente da Câmara de Matosinhos, com quem ia discutir a Exponor e o IKEA, refere o jornal.

A Brigada de Trânsito da GNR mandou Manuel Pinho parar depois de o radar identificar um automóvel entre as 11:00 e as 12:00 horas, próximo à área de serviço de Leiria.

O ministro foi reconhecido e mandado seguir, com as autoridades a justificarem que as figuras públicas não fogem e o auto é sempre feito e encaminhado para a Direcção Geral de Viação (DGV).

- DD



Moral da 'estória':

- Mais depressa se apanha um Pinho, mesmo que a 212 km/hora, que um coxo!

- A farfalhosa bigodaça autoritária da BT continua igual à de sempre: as figuras públicas não fogem, apenas se deslocam com maior rapidez e intensidade!! (Pudera, também com um alta cilindrada, como devia ser o caso do referido Pinho, não há calhambeque da BT que lhe resista!!)

- Mais um auto da DGV para o artigo cesto!

Do centro do teu mundo...

... com muita Alma.

5 anos depois

Um grande beijinho

Shattered



The Unknown

As we know,
There are known knowns.
There are things we know we know.
We also know
There are known unknowns.
That is to say
We know there are some things
We do not know.
But there are also unknown unknowns,
The ones we don't know
We don't know.


- D. Rumsfeld

Happenings

You're going to be told lots of things.
You get told things every day that don't happen.

It doesn't seem to bother people, they don't—
It's printed in the press.
The world thinks all these things happen.
They never happened.

Everyone's so eager to get the story
Before in fact the story's there
That the world is constantly being fed
Things that haven't happened.

All I can tell you is,
It hasn't happened.
It's going to happen.


- D. Rumsfeld

The Situation

Things will not be necessarily continuous.
The fact that they are something other than perfectly continuous
Ought not to be characterized as a pause.
There will be some things that people will see.
There will be some things that people won't see.
And life goes on.


- D. Rumsfeld

Cinco anos após o horrendo massacre.

Cinco anos após, o após, o após, o ...

You can pretend, but you won't be able to stand.
The eyes will see, the consciousnesses will fly higher.
How can you even breath? SCUM.

domingo, setembro 10, 2006

Vitorino julga-se muito sabido...!

Vitorino quer acordo sobre Tratado Europeu na presidência lusa

O ex-comissário europeu António Vitorino defendeu sábado que o Governo deve tentar um acordo para a aprovação do Tratado Constitucional Europeu na sua presidência da União Europeia (UE), no segundo semestre de 2007.

(...)

- Diário Digital / Lusa

Oh Sr. Deputado socialista, e ex-Comissário Europeu, não estamos perante uma questão de semântica. Estamos, isso sim, perante um questão de substância, e de espírito que move a elaboração da pseudo Constituição Europeia.

V. Exa. ao apelidar a pseudo Constituição Europeia de Tratado Europeu, não lhe tira ou demove as características inerentes:

o de ser um texto constitucional fundamental, cuja valor jurídico será superior às normas constitucionais nacionais, incluso, as fundamentais.

Não é uma questão de nome, Sr. Dr., é uma questão de substância. Não queira dourar aquilo que de ouro nada tem.
Não há dúvida que V. Exa. tem um jeito particular para campanhas de propaganda.

Um segredo, como pétalas...

..., cai no colo.

Segredos de Amor, tornam-se partilhados.
E caem no colo, como pétalas brancas, brancas e puras - de Verdade, Pureza e Inocência.

Sul - Norte

Norte - Sul



Quando o Amor te acenar, segue-o
ainda que por caminhos ásperos e íngremes.

E quando as suas asas te envolverem, rende-te a ele
ainda que a lâmina escondida sob as suas asas te possa ferir.

E quando ele falar, acredita no que ele te diz,
ainda que a sua voz possa destroçar os teus sonhos,
assim como o vento norte devasta o jardim.

Pois, se o Amor te coroa, também te crucifica.
Se te ajuda a crescer, também te diminui.

Se te faz subir às alturas e acaricia os teus ramos
mais tenros que tremem ao sol, também te faz descer
às raízes e abala a tua ligação com a terra.

Tal como os feixes de trigo, mantém-te íntegro.
Debulha-te até te deixar nu.

Transforma-te, livrando-te da tua palha.

Tritura-te, até deixar-te branco.

Amassa-te, até deixar-te macio;
e então submete-te ao fogo para que te transformes
em pão no sagrado banquete de Deus.

Todas estas coisas pode o Amor fazer
para que conheças os segredos do teu Coração,
e com esse conhecimento te tornes um fragmento
do Coração da Vida.

- Gibran

sábado, setembro 09, 2006

Pacote ... político

É melhor atermo-nos à leitura política!
(Neste momento não tenho pachorra para procedimentos judiciais...)

Subscrevo na íntegra a leitura de Rui A., no Blasfémias

Cegueira totalitária



Há para aí uns ceguinhos (pois mais cego é aquele que não quer ver), que apregoam a boa-vontade do totalitarismo transvestido de zelo anti...

Qualquer totalitarismo é negativo, mas mais negativo, é aquele que, fazendo-se passar por democracia, acaba a praticar actos bárbaros em total fuga à Lei, à Razão e, principalmente, ao respeito essencial pelos fundamentais direitos individuais.

Percebe quem percebe, quem não percebe ...

Há vezes m'espanto...

Oposição angolana lamenta não marcação das ansiadas eleições

A Oposição angolana diz-se espantada!!
Espantada estou eu, do espanto da Oposição angolana.
Carneirada política. Falta de ... rad.

Tourada



Não importa sol ou sombra
camarotes ou barreiras
toureamos ombro a ombro
as feras.
Ninguém nos leva ao engano
toureamos mano a mano
só nos podem causar dano
espera.

Entram guizos chocas e capotes
e mantilhas pretas
entram espadas chifres e derrotes
e alguns poetas
entram bravos cravos e dichotes
porque tudo o mais
são tretas.

Entram vacas depois dos forcados
que não pegam nada.
Soam brados e olés dos nabos
que não pagam nada
e só ficam os peões de brega
cuja profissão
não pega.

Com bandarilhas de esperança
afugentamos a fera
estamos na praça
da Primavera.

Nós vamos pegar o mundo
pelos cornos da desgraça
e fazermos da tristeza
graça.

Entram velhas doidas e turistas
entram excursões
entram benefícios e cronistas
entram aldrabões
entram marialvas e coristas
entram galifões
de crista.

Entram cavaleiros à garupa
do seu heroísmo
entra aquela música maluca
do passodoblismo
entra a aficionada e a caduca
mais o snobismo
e cismo...

Entram empresários moralistas
entram frustrações
entram antiquários e fadistas
e contradições
e entra muito dólar muita gente
que dá lucro as milhões.

E diz o inteligente
que acabaram as canções.


- Ary dos Santos

sexta-feira, setembro 08, 2006

Máquinas!

Hoje, as minhas máquinas, estiveram todas fora de órbita!
Não me parece que tenham sido caso único, já tive conhecimento de outras pessoas que também sentiram efeitos idênticos!

Sabem dizer, os astrónomos em particular, se hoje ocorreram explosões solares que causassem tais interferências?!!



Artigo

Pacote ...

... para a Justiça Medidas apresentadas pelo governo "varrem" as áreas Penal e Cível.

Por indisponibilidade temporal, ficará para mais logo a análise.
Há muitas vertentes no pacote que se apresentam como, literais, escapatórias a muitos dos casos pendentes em investigação e nos Tribunais!!

quinta-feira, setembro 07, 2006

Pacto enfermo

Ministro da Justiça: acordo com PSD aberto a outros partidos

O ministro da Justiça afirmou esta quinta-feira que o acordo com o PSD para a reforma do sistema de justiça, que será assinado sexta-feira, manteve os princípios do programa do Governo e está aberto à integração de outros partidos.

As declarações de Alberto Costa foram proferidas antes de entrar para a reunião do Grupo Parlamentar do PS, onde explicará aos deputados socialistas o conteúdo do acordo feito com os sociais-democratas.

O ministro da Justiça recusou-se a falar em cedências do Governo face ao PSD para a celebração do acordo em torno do sistema de justiça.

«O Governo contactou com satisfação que grande parte dos nossos objectivos são igualmente partilhados pelo PSD. Estamos a cumprir os objectivos fundamentais do programa do Governo», referiu o titular da pasta da Justiça.

Alberto Costa referiu também que, durante o processo de conversações com outras forças políticas, «verificou-se uma maior proximidade de posições face ao PSD».

«Mas o resultado [do acordo com o PSD] não está fechado. Pelo contrário, o nosso propósito é não excluir ninguém», acrescentou.

Tal como havia feito na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, Alberto Costa recusou-se a usar palavra pacto para se referir ao acordo que sexta-feira será assinado com o PSD.

«A questão não está na palavra, mas na realidade. Reformas estruturantes precisam de um suporte político e parlamentar o mais alargado possível», acrescentou.


- Diário Digital / Lusa

Esta prestimosa e benemérita abertura do Ministro da Justiça face ao Pacto para a Justiça assinado com o PSD, é um atestado de menoridade política em Portugal.

Um beneplácito régio desqualificado.

Hacker ...



Um mecatrefe qualquer tentou entrar onde não devia!
Valha-nos os filtros, que sempre vão dando para impedir tonterias.

Foi um dia Lopo jograr
a casa duü infançon cantar,
e mandou-lhe ele por don dar
três couces na garganta,
e foi-lhe escasso, a meu cuidar,
segundo como el canta

Escasso foi o infançon
en seus couces partir' enton,
ca non deu a Lopo enton
mais de três na garganta,
e mais merece o jograron,
segundo como el canta.


- Martin Soarez

Addenda:

(traduzindo)

Um ... tentou entrar no sistema, e, devido à protecção existente não conseguiu.
Já no ano passado tive, subitamente, problemas com o template, e só depois de reestruturação é que voltou a funcionar correctamente!
Este ano, o sistema provou-se de maior garantia.
(Não sei qual o gozo que este tipo de pessoas obtém!)

quarta-feira, setembro 06, 2006

Babaloo



Freitas do Amaral confirma voos da CIA em Portugal

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Freitas do Amaral enviou uma carta à eurodeputada Ana Gomes, onde confirma a passagem de aviões da CIA em Portugal, segundo informa hoje o Diário Económico, lembrando que estas informações contradizem as declarações prestadas pelo antigo chefe da diplomacia em Dezembro no Parlamento.

De acordo com o jornal, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros escreveu uma carta a Ana Gomes, dando conta da passagem de aviões da CIA por Portugal e de voos de transporte de prisioneiros entre Portugal e Guantanamo.

«Há dados que mostram que determinados aviões suspeitos passaram com muita frequência por Portugal num período largo», disse a eurodeputada ao Diário Económico. Segundo Ana Gomes, o documento refere ainda «voos directos entre Portugal e Guatanamo».

Esta versão contradiz as declarações do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros prestadas em Dezembro no Parlamento. Na altura, Freitas do Amaral garantiu que não havia qualquer indício de que tivessem passado aviões da CIA por Portugal.

(...)

- DD

A questão é:

Freitas do Amaral enviou uma carta a Ana Gomes; já depois de ter saído da pasta do MNE. Tanto quanto me é dado a perceber, fê-lo a título pessoal, i.e., de pessoa a pessoa, e não de ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros para uma Eurodeputada.

Esta distinção terá relevância, tendo em conta o assunto?
Tem.
Como ex-titular da pasta, Freitas do Amaral nunca poderia revelar tais detalhes, considerando tratar-se de um assunto delicado, e cujo âmbito diplomático e, principalmente, político e estratégio, alguma vez poderia ser revelado nestes termos. Já para não mencionar os efeitos legais daí decorrentes.

Mais uma vez, Anocas Gomes revela a sua incapacidade para a manutenção de confidencialidade, extravazando os limites da confiança depositada por quem, com outras responsabilidades, resolveu abrir o bico para quem não consegue ficar com ele, bico, calado.

Repeat after me:

Assobiem para o ar!

Ainda a procissão começou.

MP arquivou inquérito a Fátima Felgueiras sobre corrupção

Garanto que não fui eu!!

O Ministério Público (MP) junto do Tribunal de Felgueiras arquivou um inquérito movido à autarca local, Fátima Felgueiras, por alegada corrupção num concurso para instalação de aquecimento nas escolas básicas do concelho, disse hoje fonte judicial.

(...)

- Diário Digital / Lusa

Se fosse eu, o resultado teria sido oposto.

segunda-feira, setembro 04, 2006

Os ânimos políticos ...

... em jeito de culminar da silly coisa.

As máquinas partidárias apresentam-se de novo aos olhos do público, aparentemente com vontade de retomar do ponto onde deixaram as coisas, antes da debandada vacacional.

Apenas de referir que o panorama não se apresenta muito mais agradável do que era, a alturas anteriores à demanda de sol e praia!

Esperemos que se trate apenas do choque do regresso ao activo.

Alguns leitores...

..., parece, não aceitaram a minha opinião, como apenas isso mesmo: opinião pessoal; apupando-a de conservadora



Olhos bem fechados. Não vão os cânones cair-lhes em cima, acusando-os de fuga à pureza.
Estava mal, pois claro, que estava mal, essa fuga desembestada à pureza.

Os indivíduos com opinião pessoal são, de facto, um incómodo. Não são?
Oh, as minhas mais insinceras desculpas por tal embaraço...

domingo, setembro 03, 2006

A minha opinião - estrictamente pessoal

Num artigo, publicado no Blasfémias, o meu amigo CAA apresentou a sua posição pessoal sobre Advanced Cell Technology, no tocante a "investigação genética em geral e a que é feita em células estaminais em particular, é aquela mais potencialidades oferece num conjunto muito sério de áreas médicas".

Na respectiva caixa de comentários, e de forma intempestiva, expressei posição oposta.
Carece de maior tratamento e fundamentação, assim sendo, aqui fica a minha posição sobre uma questão, a todos os títulos, intrincada e complexa, que tentarei reduzir a um denominador compreensível.

Iniciaremos de forma faseada a sua decomposição para melhor entendimento, deixando para último, o seu enquadramento legal, ético, moral e espiritual - como referi anteriormente, trata-se de um posição estrictamente pessoal.

Factos Formais e Materiais

A Advanced Cell Techonology, enquadra-se na área da investigação e engenharia genética.
A engenharia genética

Se é certo que, aparentemente, a engenharia genética pode prolongar a vida humana, e a qualidade de vida humana, não é menos certo, e sem qualquer aparência, que se trata de uma vida artificial, assente em pressupostos também eles artificiais que carecem de Essência e Substância. Carecem, fundamentalmente, de Consciência.

No Campo Legal
As legislações nacionais, hoje mais do que ontem - tendo em conta esta propagação nefasta, têm que acautelar a Humanidade do Ser Humano.
Tenho para mim, que não sou positivista, que quanto maior for o grau de positivismo normativo jurídico, maior é o grau de distanciamento do indivíduo face a princípios universais imperecíveis e constantes - Humanismo.

No Campo da Ética e da Moral
A ética e a moral, são valores humanos, que podem ser imperecíveis ou modais; naturalmente que podem ser pessoais e/ou colectivos. Bem assim como singulares, ou misturados com todo o tipo de reservas, sejam elas religiosas ou outras - mas não é a essas que me reporto, pessoalmente.

No Campo Espiritual
Pessoalmente não colo o campo espiritual a uma qualquer posição de Igrejas ou sequer de Seitas, embora também essas tenham a sua relevância e devam ser respeitadas por si, i.e., não no tocante à sua embalagem enquanto estrutura formal e material, mas aquela de princípios daqueles que, pessoal, livre e conscientemente as assumem. Isto vem no sentido da separação, entre aquilo que de facto diz respeito à esfera espiritual de essência, e aquilo que diz respeito a ditâmes impostos por uma qualquer estrutura material.
Sabido é que, a título de exemplo, a Igreja Católica impõe aos seus aderentes uma determinada postura, uma determinada conduta, determinados princípios. O mesmo ocorre relativamente a qualquer outra Religião/Igreja.

Ora, a teoria e a prática desses fundamentos, sempre andaram, e andam, desencontradas. Sem preocupação por uma revisão de ordem espiritual para que tais princípios se enquadrem ao momento de vida.

Mas, não é a estes princípios, fossilizados e deslocados, que me refiro; refiro-me, isso, sim a princípios transversais, essenciais e imperecíveis ao Ser Humano, aqueles que atribuem a sua qualidade de ser humano.

Serão elas subjectivas? Sim.
São características que a filosofia, a teologia e, tantas outras ciências, tentam especificar, obtendo apenas e somente denominadores comuns.

É na área das religiões, e não da teologia (para mim são distintas), que surgem as grandes divisões. As religiões ditas aceites e reconhecidas, tentam preservar o seu estatuto de mainstream, como se de um partido, ou de uma empresa se trata-se. Não aceitando que a sua posição seja contestada e tudo fazendo para que seja aceite e imposta.

Aí estamos de acordo, esta situação deve ser a todo o tempo exposta, e a sua dimensão trazida ao conhecimento dos indivíduos, para que sejam eles a decidirem por si, de forma livre, voluntária e consciente, aquilo que pretendem chamar a si.

No que à parte espiritual a mim diz respeito - de forma pessoal, livre, voluntária e consciente -, a engenharia genética e todas as suas vertentes e dimensão, é a manipulação e redução artificial do Ser Humano à sua forma mais primária e material: a de um pedaço de carbono passível de alteração e reconfiguração.

Não é isso que eu quero para mim, e para aqueles a quem amo, estimo ou aprecio.
No que a mim diz respeito, vejo o Ser Humano como único; vejo como Pessoas, que dentro de um Oceano que transcende a Razão, a Ciência, recaem num dimensão metafísica - cujas tentativas de explicação têm ocorrido desde o primeiro Ser Humano. São e serão sempre subjectivas.
A engenharia genética chama a si o papel de Deus (dêem-lhe o Nome que quiser, acaba sempre por reconduzir ao Mesmo, quanto mais não seja: princípio).
Para mim, nem de semi-deuses se trata, mas de meros ensaístas, alguns embuídos de boa-vontade, a tentarem manipular o carbono humano, e a esticar os laços espirituais, dos quais nada sabem; apenas sabem que querem transformar um Ser Único à imagem que idealizaram - eles e/ou outros.
Há que perceber a imensidade e amplitude das consequências.

Repara bem, em tantas e tantas tentativas de manipulação do Ser Humano. Da sua recondução àquilo que eles têm por Bom, por Bem, por Aceite. Aqui vê a sua expressão material e fáctica do carbono humano. E, em decurso, a sua manipulação e recondução ética, moral, espiritual.

A imensa fábrica de Seres Humanos à imagem que têm para aquilo que deve ser a Humanidade: a indústria McDonald's - soldadinho/as de chumbo, Super-Homens vs Seres Inferiores. Mestres e Amos vs uma hoste de escravos.
Não é ficção, é a realidade. É assim, com pequenos passos que se inicia a marcha para a destruição da Humanidade.
Tudo tem um momento inicial, e aquilo que referes, é esse momento; um momento transvestido de boa-vontade, de pseudo tentativa de fornecer uma vida com maior qualidade e, maior duração.

A que preço?!! A QUE PREÇO?
O preço é a servidão.

Antes morrer cedo de pé, do que de joelhos tarde.

Sai uma criancinha ...!!

Universidade do Porto cria banco público de esperma e óvulos

A Universidade do Porto vai criar este ano o primeiro banco público de esperma e óvulos em Portugal ao qual poderão recorrer casais com problemas de fertilidade

(...)

- Diário Digital / Lusa

A Harpa



Ontem, sentado num penhasco, e perto
Das águas, então quedas, do oceano,
Eu também o louvei sem ser um justo:
E meditei, e a mente extasiada
Deixei correr pela amplidão das ondas.

Como o abraço materno era suave
A aragem fresca do cair das trevas.
Enquanto, envolta em glória, a clara Lua
Sumia em seu fulgor milhões d'estrelas.

Tudo calado estava: o mar somente
As harmonias da criação soltava,
Em seu rugido; e o ulmeiro do deserto
Se agitava, gemendo e murmurando.
Ante o sopro de oeste: ali dos olhos
O pranto me correu, sem que o sentisse.
E aos pés de Deus se derramou minha alma.


- Alexandre Herculano, A Harpa do Crente, VIII

sábado, setembro 02, 2006

Os sinos dobraram por eles

O dia 1 de Setembro viu o cumprir de 2 anos sobre o acto terrorista de Beslan.

Um acto cuja dimensão foi acompanhada via televisão e em directo.

Estamos perante um mundo estranho, um mundo que observamos na sua máxima vilania e crueza, com a impotência que resulta da distância e da impossibilidade de agir.

Essa distância tornada pequena, e cujas imagens nos invadem os sentidos, visíveis e invisíveis, e que, se nos podem proporcionar enormes alegrias, também nos dão imensas e absolutas tristezas.

Aos inocentes, que tombaram às mãos das irracionalidades e vilanias humanas



De um lado terra, doutro lado terra;
De um lado gente; doutro lado gente;
Lados e filhos desta mesma serra,
O mesmo céu os olha e os consente.

O mesmo beijo aqui; o mesmo beijo além;
Uivos iguais de cão ou de alcateia.
E a mesma lua lírica que vem
Corar meadas de uma velha teia.

Mas uma força que não tem razão,
Que não tem olhos, que não tem sentido,
Passa e reparte o coração
Do mais pequeno tojo adormecido.


- Miguel Torga, Fronteira

sexta-feira, setembro 01, 2006

Cabinda revisited

Comissão Conjunta esteve reunida pela primeira vez

E esteve reunida porque, as entidades que se dizem defensoras dos direitos à auto-determinação e independência do enclave de Cabinda - que ainda hoje é, à luz do direito nacional e internacional, um protectorado português - se degladiam em lutas indistintas pelo poder e pseudo reconhecimento.

Há que, claramente, referir que, se a situação actual é a que presentemente vivem no território, tal deve-se à incapacidade real de entendimento mais simples, essencial e fundamental das pessoas que constituem essas entidades.

Não se pode avocar ao Estado angolano toda a responsabilidade da questão - o Estado angolano apenas está a tratar de aplicar os seus interesses estratégicos, políticos, militares, territoriais e, principalmente, económicos, relativamente ao enclave. E que passa, sem dúvida, pela aquisição de pessoas - leia-se pela corrupção, etc, etc.

A união faz a força, e, dividir para conquistar.
Aprendam, já tiveram mais do que tempo para tanto.

Contas de mercearia

O DN publica hoje um artigo politicamente incorrecto! Pelo menos, é-o em alguns sectores.

O título do artigo é:

Hezbollah adianta-se a países doadores.

Refere-se o artigo, a páginas tantas:

Reconstrução

E enquanto se faziam promessas em Estocolmo, o Hezbollah apoiava as populações no terreno.

No início da semana, Adnane Sammouri, chefe das equipas da Jihad al-Bina (Batalha da Reconstrução, organismo do Hezbollah), afirmou que os bombardeamentos israelitas tinham destruído totalmente seis mil habitações e outras 13 mil parcialmente no Sul do país.

Segundo a mesma fonte, o levantamento dos danos foi feito em 115 aldeias onde 250 voluntários, entre os quais dezenas de engenheiros, estão já a trabalhar na reconstrução.

Três mil famílias, que perderam as suas casas, foram já indemnizadas pelo Hezbollah para poderem realojar-se durante um ano; outras três mil irão receber indemnização idêntica na próxima semana. Aliás, no próprio dia do cessar-fogo, o Hezbollah começou a distribuir 12 mil dólares às famílias que perderam as suas habitações.

Ontem, agricultores libaneses, a quem a guerra destruiu as suas colheitas, afirmaram ir esperar até ao fim da semana pelo apoio do governo e que na ausência deste irão voltar-se para o Hezbollah.

"O Outono está à porta e as famílias querem reencontrar algo que se assemelhe à normalidade", disse um engenheiro que coopera com o Hezbollah na reconstrução, algo que reforçará o poder do grupo se o Governo não puder, ou não quiser, apoiar os seus cidadãos.


É por estas contas de mercearia, que estes srs. estão a tomar posse efectiva do Líbano.